terça-feira, 3 de maio de 2011

Série Quem é Você? #7




O contador de histórias...


Mas um dia no Oriente Médio. Na época em que provavelmente os rumores políticos de Roma incomodava os bons judeus, que tentavam as margens do mar da Galiléia pescar alguns peixes. Jesus ia e vinha pelas estradas de chão em toda Judéia e Samaria, caminhava um pouco além e retornava a visitar outros e os mesmos povoados hebreus.

Imagine um homem de trinta anos que estudou o necessário e trabalhou tal qual os proletariados do século XX. Um homem que provavelmente estava surrado pelo clima áspero da região.

Suas viagens eram muito cativantes e imagino um homem extremamente silencioso pelo caminho, seu olhar percorrendo os lírios, observando as aves, vendo ao longe as montanhas. Entrando nas cidades e vendo os costumes e as culturas, que pelos adventos já se misturavam umas às outras. Ele havia sido carpinteiro, agora era profeta itinerante. Lembrava, certamente, da sua mãe ordenando as coisas em casa e de seu pai meticuloso no manejo da madeira.

Aquele saudosismo todo era expresso pela visão dos jovens carregando coisas para seus pais pelas ruas e outros brincando e se escondendo dos afazeres. Era de se entender que com atmosfera nada sutil do lugar a preguiça tomasse das pernas aos cabelos cada jovem que se encontrasse por ali.

Daí então, no meio de uma conversa que se tornava muito tensa, as memórias lhe faz sobrepor um exemplo sobre o debate que se seguia...

"Havia um homem que tinha dois filhos. Chegou-se ao primeiro e lhe mandou cuidar do campo. Este prontamente disse "sim", mas quando o pai se afastou continuou por ali deitado sonolento por seja lá qual motivo fosse.
O mesmo homem ao andar pela casa encontrou o segundo filho. Chamou o mesmo e lhe mandou cuidar do campo. Sentindo o tamanho desconforto para realizar aquilo disse ao pai um grande "não" e se foi de volta ao quarto. Porém, ao estar no quarto fazendo qualquer coisa que nem era importante, acabou por sentir que estava errado e levantou-se e foi cuidar do campo."

Jesus ao contar isso viu que os jovens estavam prestando atenção, afinal seus pais estavam lhes cutucando enquanto ouviam a história, bem junto a eles ficaram os mais velhos também pensativos sobre o discurso. No contexto da história, toda a narrativa dirigia a uma interpretação mais firme, mas ilustrando sutilmente a história vemos a construção dos personagens revela algo que era fato que ia além de um improviso expontâneo.


"Qual dos filhos agiu corretamente?"

Obviamente todos criticaram o primeiro filho por dizer não, embora no final dessem para o mesmo os parabéns pela obediência.

Acredito que o Mestre quis contar uma história que pudesse ser percebida diferentemente, analisando o ponto de vista de cada personagem. Ressaltarei apenas um, os outros ficam ao critério de vocês... e a história como um todo vale a pena ser lida depois para entender que essa cena quis dizer algo mais.





Descontruindo uma personagem da história...



O pai bem sabia que nenhum dos filhos estava disposto a fazer a tarefa. Mas chamou os dois para a mesma coisa. Não quero criticar o primeiro filho, apenas dizer o seguinte...

Nosso Pai conhece nossos corações e sabe que lhe queremos e iremos dizer-lhe "não". Vamos negar fazer, mudar e executar algo. Todavia ele sabe que mesmo troncudos e marrentos nosso coração ainda se comove ao ouvir sua voz. É por isso que mesmo sabendo que estamos relutantes em mudar ou fazer ele vem e nos comunica algo. Ele confia em nós mesmo com nossos defeitos, por que no fundo, no fundo ele sabe que ouviremos o Espírito Santo e com sua ajuda poderemos fazer algo. Não faremos porque Ele nos pediu (não somos do tipo puxa-saco). Nem porque somos bons (afinal não somos). Faremos por amor. Ele nos amou, nós o amamos. E a bíblia diz que o amor cobre multidão de pecados. Não importa nada nessa vida a não ser o amor. Enquanto não tivermos medo de amá-lo mesmo sendo os filhos que dizem "não" estaremos sempre dizendo "sim". Porque não são nossas palavras e nossa cara emburrada que grita, e sim nosso coração. Danem-se quem pensa ao contrário, ele confia em nós porque sente o amor.

"Mesmo se formos infiéis ele permanece fiel...". Infidelidade não afasta Deus. O "não" não afasta Deus. O amor nos faz ser da família. E faz dele ser nosso Pai.

Acredito que algo assim, dentre tantas as outras coisas, o contador de histórias quis dizer no meio de pequenas frases.


Reflita, leia o texto e deixe que a história se revele a você. Tenha um bom almoço...=D



p.s: Referência São Mateus 21.28-31


p.s2: A postagem saiu atrasada, por que o agendamento de publicação não funcionou...kkk...desculpas...\o

Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com

Um comentário:

  1. Bom, mais uma vez eu adoreiiiii!!!
    Parabéns Bruno!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir