quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Cura das Memórias


Quem nunca quis esquecer de algo?????????

Nossas memórias são tudo para nós, nela se arquiva nossos melhores momentos, os dias felizes, as pessoas que amamos, nossa história, nossa identidade. Ela é o HD do nosso sistema.

Todavia nela também fica nossas mágoas, as lembranças das dores, dos fracassos, dos erros, das pessoas que nos fizeram chorar e muito mais. E desejamos ardentemente esquecer e apagar essas coisas. Seja sincero, não vai me dizer que você nunca quis deletar nada da sua memória??

Mas porque devemos viver com essas memórias que nos remoem, incomodam e muitas vezes a escondemos no canto mais secreto da nossa mente, mas vira e meche elas retornam?

Pense o seguinte:

Se DEUS nos perdoasse e esquecesse seria maravilhoso, e é! Porque ELE faz exatamente isso, nos perdoa e esquece. Só que nesse mundo não somos perfeitos como ELE, por isso existe a memória para lembrar onde erramos e evitar que possamos cair de novo na mesma coisa e enfim ensinar as outras pessoas. Nos lembramos das coisas por causa de nós! E dos nossos irmãos.

Ou seja, conviver com nossa memória é exatamente o memorial que DEUS nos deu para evitarmos tropeçar nas mesmas pedras e também o relato da nossa história para podermos ensinar e ajudar nosso próximo.

Se entendermos que o fato de nos lembrar de algo que gostaríamos de esquecer é justamente algo bom para nós, o peso sairá dos nossos ombros, a frustação se transformará em experiência e os relatos de dor em testemunhos e avisos aos demais. E ainda para nós olharmos para tudo isso, teremos força para lembrar que nosso Redentor nos ajudou, nos ajuda e nos ajudará.

Tanto que quando chegarmos no céu a Bíblia diz q não haverá memória das coisas q se passaram.


“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” Isaías 65:17


E porque?

Exatamente porque lá acabou a luta e a peleja, não haverá necessidade de lembrar onde erramos, porque enfim estamos com nosso SALVADOR pessoalmente, não haverá necessidade de ajudar outras pessoas porque aqueles que chegaram lá já venceram, por isso uma nova história começará e não haverá necessidades de biografias para vivê-la.

Conviva com suas memórias, boas ou ruins, como um memorial da Ajuda e do Cuidado do SENHOR, utilize-a para evitar novos erros, iniciar novos começos, dar novas chances e ensinar outras pessoas. Aprenda que o perdão se mistura com a arte de confiar de novo, assim como DEUS inúmeras vezes nos perdoou dos mesmos pecados e sempre confia em nós novamente, se queremos morar com ELE devemos nos preparar para ter um coração como o d'ELE.



Boa semana.

Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Suave

O peso do mundo nas suas costas!

Porque eu não consigo fazer com que os crentes se tornem díscipulos de Cristo ao invés de meros repetidores de blábláblá eclesiástico?



Porque eu não consigo abrir os olhos dessa nova geração para o avivamento profético dos últimos dias?



Porque não consigo fazer as pessoas entenderem o quão simples e puro é o evangelho que Jesus ensinou?



Porque quanto mais eu oro parece que minhas orações para mudança de vida (inclusive a minha própria e das demais pessoas) não resulta em respostas?



Porque a conciência de pecado se mistura com a necessidade de santificação e não alcanço nenhuma das duas plenamente?



Porque me pergunto se estou me tornando um relativista mundano ou um cristão de mente aberta?



Porque os demais cristãos não entendem que alguns costumes são meramente opiniões e não revelações bíblicas?



Porque quanto mais eu grito ninguém escuta, quanto mais eu prego ninguém se converte, porque parece que mais gente vai pro inferno e continuo me preocupando com o programa que inventei para gerar uma revolução e este não resulta em nada?



Para essas e demais perguntas encontrei uma resposta...



PORQUE NENHUMA DESSAS COISAS SÃO PROBLEMA MEU E SIM DE DEUS!

Quem converte e convence o homem do pecado, da justiça e do juízo?

Quem é o cabeça e direcionador da Igreja?

Quem nos santifica e nos Guia pela Verdade?

Quem revela a bíblia à aqueles que a Lêem?

Sabe é díficil carrega um peso que não é nosso! Nos preocupamos com o mundo e o colocamos nas nossas costas, mas esquecemos que somos menores do que este mundo e então??

Devemos dar o peso do mundo para aquele que tem tamanho o suficiente para carregá-lo, alguém que provavelmente descansaria os pés sobre as nuvens, mediria as águas com as mãos... alguém tipo DEUS!

Sabe meus irmãos, pare de levar o mundo nas costas e apenas se concentre no peso que lhe foi ordenado carregar...

Mateus 11

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Uma sugestão... ESVAZIE-SE.
Um conselho... DESCANSE.
Uma afirmação... VOCÊ NÃO É DEUS.
Uma pergunta... PORQUE VOCÊ NÃO CONFIA O MUNDO A ELE?



p.s: Essa é a introdução para crentes do post "A arte de ser ningúem."

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O dia que descobri que matei um homem.


Foi um dia tempestuoso, assim como o eram os últimos que vivi, fui para a igreja cedo. Cumpri com os rituais costumeiros, me preparei para tomar a Ceia. Engraçado que naquele dia estava decidido a não participar dela. Naquela semana tive que admitir que meu processo de reabilitação tinha sido violado, tive que admitir que não estava fazendo com que ele tivesse resultados em mim, enfim, reconheci que aquele era quem eu era e apesar dos esforços não conseguiria mudar. Todavia, a ministração da Palavra aquela manhã foi tremenda, me ergueu, deu um up, e decidi que voltaria ao programa e conseguiria mudar.



Convidado para almoçar na casa de um irmão, parti com um outro para lá. Conversas. Discussões. Naquele segundo interminável ouvi:



- A Papuda não é um presídio, e sim um complexo penitenciário onde se encontram várias casas de reabilitação, entre elas a casa de reabilitação para menores infratores. E trabalhando nela estive conversando com um menino de 13 anos que tinha 3 homicídios na ficha. Conversando sobre a vida dele, descobri histórias surpreendentes (retiradas da fala por não ser o momento de divulgá-las no blog) até que ele me disse – Tio, aprendi a ser homem pelas coisas que me aconteceram na vida, já matei 4 pessoas... – Vibrante respondi – Como você pode ter matado 4 pessoas, você está mentindo para mim rapaz, aqui na sua ficha diz que você matou 3 pessoas, você está me confessando mais um crime? – Aquela criança firmemente e sem titubear respondeu – Não! Matei 3 pessoas como conta na ficha, mas também sei que assassinei mais uma, a primeira foi Jesus que eu to ligado que ele morreu por culpa dos meus pecados...



Foi a história mais sinistra que ouvi nesse mês, fiquei pensando, analisei com cautela e descobri que eu não era só um viciado mas também um assassino. Matei um homem. Nome - Jesus Cristo. Era como se fosse eu, soldado romano, martelando os pregos em suas mãos. A consciência de assassinato em primeiro grau me apunhalou com uma firmeza tão grande que não compreendo como vivi todos esses dias da minha vida tão tranquilamente e dormi com tal suavidade por tantas noites.


“Não matarás.”

Você já analisou que se você não fosse tão egoísta de pecar realizando aquilo que te dá na cabeça, Jesus não precisaria ter gritado no Golgotá? Você já pensou que aquelas marteladas, a apunhalada no lado dele com uma lança seria desnecessária se nós tivéssemos escolhido não realizar certas bobagens, que no final das contas nem trouxeram tantos benefícios assim para nós? Você ficou imaginando o sofrimento quando viu o filme “A paixão de Cristo”?



A realidade é que tudo aquilo foi simplesmente por sermos egoístas ao fazer aquilo que nós achamos que deveria ser feito, quase impossível imaginar que ainda sim ELE nos perdoou. Como ELE mesmo disse – Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem.



Realmente, nós não sabemos o que fazemos.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

2009

Ano novo! Tantas risadas, recados no orkut, sms no celular, cestas de natal se esvaziando, folhas de projetos sendo escritas, sonhos revigorados e blá blá blá. Meu ano novo não foi tão "supimpa" assim... é, preciso confessar a vocês. Também não quero lhes naufragar no meu pessimismo, todavia quero só fazer uma pergunta:

Você se perguntou o que DEUS quer que aconteça na sua vida esse ano? Ou ainda, você perguntou a ELE o que ELE quer?

Irônico não?! Muitos sonhos, muitos projetos, oramos tanto... e esperamos tão pouco pelas respostas. Criamos algumas delas. Fantasiamos outras. Enfim, na nossa mente preparamos para nós a boa, perfeita e agradável vontade d'Ele. Detalhe básico: Ás vezes ELE não nos revelou nada.

A Bíblia diz:

- Que não devemos projetar sem estabelecer a prioridade para DEUS. Tg 4.13-16

- Que a decisão e justo parecer de nossas vontades é de DEUS. Pv. 4.1,2,3,9.

Sabe, tive muitos sonhos frustados em 2008, desejei começar 2009 de um jeito e putz... foi totalmente diferente. E sinceramente me pergunto qual é a metáfisica que acontece, é um dia após o outro, somente nas nossas mentes existe algo mistíco que nos impulsiona a novas concretizações e etc. E quando leio Jeremias me impressiono de como aqueles profetas inventavam tantas coisas e nós muitas vezes fazemos igual:

- Sonhos Jr 23.25
- Visões Jr 23.16
- Mensagens de Paz Jr 23.17

Para parar por aqui, e resumir...

Pare de fazer milhares de projetos, sonhos, tomar decisões, ACHAR que está fazendo as coisas certas. CALA ESSA SUA MALDITA BOCA, pare e reflita, e PELO MENOS UMA VEZ, E QUE SEJA LOGO AGORA NO ÍNICIO DO ANO, PERGUNTE A DEUS O QUE ELE, SOMENTE ELE, QUER PARA SUA VIDA, E OUÇA-O!

Por que sim, para as promessas DELE, existe o sim e o amém. 2 Co 1.20.



p.s: Acho que isso é o que na verdade eu estou querendo falar para mim a dias.

p.s²: Queria pedir algo, ultimamente na minha vida tudo que quero é ouvir a voz de DEUS, não misturado as minhas emoções, ou uma falsa paz criada por mim mesmo (futuramente vamos viajar sobre esse assunto), se você ouvir, se você descobrir o caminho para a voz dEle, se você descobrir como no meio de tanta parafernália religiosa, tantos dogmas e coisinhas pessoais que ficam no caminho, como se desconectar de tudo isso e se deitar e ouvir-Lo, não se acanhe me conte!