terça-feira, 16 de abril de 2013

O mundo dos Corajosos Covardes!

Eles falam com vigor, olham para frente e ameaçam dizer isso e aquilo. O sangue ferve nas veias do corpo e os olhos alargam a face. "Sim, ele está falando sério!", pensa você com um pouco de apreensão do que aquela pessoa pode fazer. Aconselha a ter calma e recebe uma bruta resposta em troca. "Aquele Fulano é isso...", "O Beltrano vai ouvir tudo isso se me disser aquilo...", "Vou fazer isso e aquilo quando tal coisa acontecer...". Promessas e ameaças percorrem os humanos mais corajosos até...

O tempo tem essa propriedade. Revela o que as pessoas realmente são... covardes. A tal coisa acontece, Fulano diz aquilo outro e na hora do vamos ver, aquele ser que prometeu ônus e bônus muda do vinho para a água, falta pedir desculpas ou até pede e fica todo ressentido. Tenho vontade de lhe apontar o dedo na cara e dizer: "Covarde, desgraçado! Você não disse que ia fazer tudo aquilo?". Mas me pego tendo apenas dó dele, assinto com a cabeça e guardo meus pensamentos para mim, afinal é triste desmanchar alguns castelos de cartas.

Esse é o mundo de hoje: indiretas e ameaças. Fofocas e mitos. E no fim das contas, os covardes se reúnem entre si para se consolar aprovando um a atitude do outro. E se confirma o ditado... Cão que ladra não morde. Tenho medo dos que escutam, dos que olham no seu olho e dizem algo sem alterar a voz, sem revelar medo ou inquietação. Esses são perigosos... os sinceros! Porque a última vez que fui deixado para trás foi bem após a frase: "Tamo junto, amigo!". Desde então aprendi a não confiar nas palavras e procurar no olhar a verdade sobre o que é feito de verdade o espírito de alguém.

Um comentário: