segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

críticos, depois céticos e, por último, cínicos.

Post retirado do Site do Pr. Olgálvaro, vale muito a pena ler...muito mesmo.
(Para ler na Fonte Original)

_________




Recentemente assisti na Globo News o Programa Entre Aspas e fiquei muito surpreso com o tema abordado.
O programa tratou sobre uma pesquisa de credibilidade das instituições brasileiras.
Esta é a manchete do site do programa:

Igrejas dão salto no ranking brasileiro de confiança

As Forças Armadas são a instituição mais confiável no país.Em um levantamento trimestral feito pela FGV-SP, que faz um ranking das instituições mais confiáveis do país, as igrejas passaram de 7º para 2º lugar.
As Forças Armadas lideram a lista. Ainda segundo a pesquisa, os partidos políticos, o Congresso Nacional, a polícia e o Judiciário estão entre as instituições menos confiáveis do Brasil.
Como explicar o avanço dos religiosos? E o que fazer para melhorar a imagem das instituições políticas e sociais desacreditadas pelos brasileiros? Para falar sobre o assunto, Mônica Waldvogel recebe a professora de Direito da FGV-SP Luciana Gross Cunha e o historiador da Unicamp Leandro Karnal.
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1631007-17665-309,00.html#

O programa mostrou uma realidade que a maioria de nós não creríamos se ouvida de alguns de nós, líderes de igrejas.

Vivemos em dias de profunda carência de caráter no meio "cristão evangélico" e, por causa desta percepção, corremos o risco de não enxergarmos o que Deus está fazendo.

Estou convicto que temos nos deixado influenciar pela Mídia Evangélica que tem evidenciado os abusos do poder, os vários papas que se auto postulam hoje, os equívocos eclesiológicos e a exploração financeira por parte de líderes solitários e corruptos.

E, na maioria das vezes, baseamo-nos no que vemos na TV: um grupo de igrejas e líderes que definitivamente não representa os milhares de pastores e igrejas espalhados por nossa nação. Gente que ama  Jesus Cristo e que está dando sua vida para fazer Cristo conhecido em nossa nação.
Estou convicto que temos muito mais pastores de caráter do que os canalhas que, muitas vezes, fazem-se mais conhecidos que este exército de homens e mulheres fiéis que não conhecemos.

Se deixarmos que este veneno entre em nossas vidas, deixaremos de ser profetas para nos tornarmos críticos, depois céticos e, por último, cínicos.

É  tempo de falar das coisas boas, de exortar usando o ponto positivo, mostrar a promessa, a bondade de Deus e o privilégio e o caminho mais excelente que é servir a Cristo. Muito mais que apenas mostrar o pecado ou as faltas e falhas, é tempo de falar do que Cristo é e do que já somos Nele ao invés de falar do que ainda não parece ser.

Então, está na hora de crer que Jesus é o Senhor da Igreja, que Ele vai limpar toda sujeira, que o juízo pertence a Ele. Dele ninguém zomba.

E o que cabe a nós?

Clamarmos por misericórdia, pois todos estamos sujeitos a erros e falhas. Já vimos na história bíblica e da igreja homens e mulheres melhores que nós sucumbirem a corrupção, a imoralidade e a vaidade.

Por isto, precisamos de amigos, de companheiros de jornada, para lembrar-nos de quem de fato somos e da nossa total necessidade do Espírito Santo e uns dos outros.

A sociedade está olhando para a igreja em busca de respostas, de uma possibilidade de encontrar o que as organizações dos homens não foram capazes de demonstrar: vida genuína e verdadeira. Estão olhando para a igreja, para o  Divino, como um caminho de salvação para a família, o trabalho e a nação.

Portanto, que sejamos de fato Sal da terra e Luz do mundo, revelando em nossas ações Cristo e somente Cristo.

Pois, Cristo em nós, a esperança da Glória.

Olgálvaro Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário