sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Aqui jaz a igreja moderna... #2




"O dia em que o cristianismo se encontrou com o Imperador" ou "o dia em que o estado se "converteu'", e ainda "o dia em que política e religião começaram a passear juntas".

Com essas frases quero me referir justamente ao tempo do império romano, em especial aquela época em que Constantino estava no poder. Com certeza esse nome não lhe é estranho. E com mais certeza posso lhe afirmar que você ao lê-lo já puxa em sua memória uma série de associações preconceituosas. Não se sinta culpado, a culpa é dos oradores que muito remexem com adaptações essa história.

O imperador se converteu. Ou não, porque na verdade o imperador não se tornou um cristão como os costumes cristãos da época exigiam. Embora também seja errado afirmar que ele se inclinou ao cristianismo por ganância ou "segundas intenções", afinal os ditos cristãos não tinham o que oferecer. Pelo homem que era e pelo zelo religioso que se exigia, os costumes da época, das pessoas. Afirma-se que ele realmente cria no poder de Jesus. Porém, isso não significa como já disse que ele deixou tudo por uma conversão. Explicar todos os pormenores desse tempo não é bem o que pretendo.

O que quero é chamar a atenção para um feito que foi diretamente influenciado pelo fato do imperador ter sido "convertido" ao cristianismo.

Com o fim das perseguições aos cristãos foram surgindo muitas vertentes da interpretação do próprio credo (veja as inclinações arianas e os fatos do concílio de Nicéia a fundo), todavia não quero e nem posso com profundidade falar de um assunto tão intenso. Quero apenas fazer um tópico na seguinte questão: as mudanças no culto cristão.

Antes dessa época os cristãos se reuniam em casas e mantinham suas tradições através de suas práticas de vida (os que insistiram nisso viram a necessidade de se afastar das cidades e voltar aos desertos). Porém, agora com a nova ordem no terceiro século, a simplicidade do culto cristão e sua singularidade foram subjugadas pelos rituais que foram sendo inseridos nos novos lugares específicos de culto. Itens imperiais foram sendo implantados nos lugares e no próprio ritual de culto, por exemplo:

Incenso, que até então era sinal de culto ao imperador.
Os ministros começaram a usar vestimentas ornamentadas em sinal de respeito ao lugar.
Assim também sinais de respeito ao imperador foram inseridos no culto. Além disso, apareceu o costume de iniciar o culto com uma procissão e mais tarde os coros.
Os grandes prédios e basílicas foram construídos e uma necessidade de ostentação de um lugar foi o ar geral. A igreja podia até possuir seus costumes tradicionais, todavia novas roupagens foram dando direções diferentes das que tinham os antigos cristãos.

Agora, esse não foi o principal aspecto tenso dessa época. Sempre houve, na história da igreja, controvérsia sobre a forma de se interpretar alguns temas. Só que com as perseguições os cristãos não tinham tanto tempo assim para se dedicarem a prosseguir o assunto.

Constantino agora estava interessado que a igreja fosse "a base, cimento, do seu império" e por isso começou a se envolver muito enfaticamente no propósito de se resolver as desavenças teológicas. A intenção era boa, mas a forma (para variar) não é tão boa assim. Como transcreve o blog em que encontrei uma sinopse dessa época (veja aqui):

"Mas o perigo estava em que, em vez de permitir que a verdade surgisse de um debate teológico e da autoridade das Escrituras, muitos governantes tentaram simplificar este processo simplesmente decidindo que este ou aquele partido estava errado, ordenando-lhe que se calasse. O resultado foi que em muitos casos os contendentes, em vez de tentar convencer seus opositores, ou o restante da igreja, tentavam convencer o imperador.
Em pouco tempo o debate teológico desceu ao nível da intriga política. "

Vamos dar uma pausa. Não tome suas conclusões. A história é muito interessante ainda. E para se ter uma noção dos verdadeiros caminhos que temos como cristãos a partir desse século, precisamos ter muita calma ao olhar para o passado. Não deixarei dessa vez as indagações até o próximo post, só peço que o Espírito Santo nos guie pela verdade, até a verdade. Nos vemos em breve, boa noite.

Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário