terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aqui jaz a igreja moderna... #1



"[...] está próxima a hora em que vocês não adorarão ao Pai nem neste monte, nem em Jerusalém."

Essa é uma das frases ditas por Jesus a uma mulher de uma cidade chamada Sicar. Em uma tentativa, bem sucedida, de libertá-la da religião. Indo para a Galiléia (região de Israel) o grupo de discípulos saiu para comprar alimento enquanto o Mestre se sentava para descançar em um poço de água. Nesse intervalo em que Jesus ficou só, saiu uma mulher da cidade para buscar água. No diálogo que sucedeu entre os dois quando se encontraram, uma coisa é interessante destacar: ele falava do Pai, do Reino e do que poderia fazer a ela; essa já falava da diferença de credo entre os dois.

A religião divide as pessoas. Entendendo religião como prática espiritual qualquer que é feita na época de hoje, sim ela separa indivíduos. Não preciso escrever sobre isso, afinal já é conscenção popular "religião, mulher e futebol não se discute". E por que não? Porque sempre dá briga!

Jesus falou para a mulher que nem os judeus nem eles tinham o real lugar de adoração, ou seja, aquele lugar que deveria ser o único para se conectar com Deus. Jesus disse logo em seguida que o Pai procura a verdadeira adoração em pessoas de coração e intenção verdadeira.

E isto foi feito. Jesus, como cremos, foi para a cruz e morreu reunindo os filhos de Deus novamente em um único caminho para o Criador. Com o passar do tempo os chamados cristãos, nome dado a um grupo de seguidores que estavam em Antioguia, começaram a se multiplicar pelas regiões ao redor de Israel.

Porém, naquele início se vivia um período de grande maldade, o império romano era impiedoso e quem escolhia um caminho que não o do imperador estava realmente encrencado.

Esses seguidores de Jesus precisam estar juntos e preparados, assim nasceu as primeiras igrejas, reuniões em lugares escondidos a fim de juntos manterem e exercerem o convívio da fé cristã. Porque a fé e adoração podiam ser vividas em qualquer lugar. Mas eles se entendiam como corpo, precisam ficar juntos para crescer e se manterem vivos.

Ao contrário do que se pensa o consenso popular essa primeira geração de cristãos não viveram os "melhores tempos". E não digo pelas perseguições que o Império Romano lhe sobreveio, mas sim pela diversidade de interpretação e aplicação da própria religião entre eles. Helenistas ou puristas. Gregos ou judeus. Na verdade o que Roma fazia era uma grande sopa ecumênica pelos territórios alcançados. Como os cristãos se viam contra isso por acreditarem em um Deus Único, se viraram contra toda e qualquer expressão daquela sociedade, taxando tudo como uma grande mística. Até o século III, entre as perseguições do Império, a grande agonia se dava pelo fato da sociedade taxar esses religiosos de abomináveis e incultos. A apologética surgiu e grandes intelectuais surgiram na Igreja.

O que viria depois? Bom a história é interessante e muito se aprofunda, se contradiz, se torna herege e se purifica...

Vale escrever partes, assim posso estudar a fundo o pensamento que desejo transmitir e ainda me colocar a mercê das letras para até estar errado e podermos conversamos sobre a verdade.

Todavia, na história que assim se segue... Me fica um pensamento para ver se condiz com o restante.

Se a Igreja é o Corpo de Cristo, guiada pelo Espírito na Terra. Ela permanece. E assim tem acontecido. Agora porque a história não foi a mesma? Porque precisou de tantas heresias, guerras, mortes, reconciliações, reformas e voltas à essência? Ela não deveria ser sem mácula (manchas, falhas) como a Bíblia prediz? Será que o povo escolhido, assim como os hebreus, tantas vezes tomaram as rédeas se meteram em encrencas precisando da misericórdia de Deus? Se isso é verdade, os movimentos eclesiásticos, tão diversos, não seriam sempre fadados ao declínio? Somente um mover do Espírito Santo permaneceria. Se os demais vem e vão e mudam com o tempo, não são eles tão humanos quanto as Cruzadas? Por fim, dependendo das respostas não podemos prever o declínio do modelo atual também?

Que o Espírito nos guie por toda a verdade... Pausa por hoje, examinaremos o restante durante a semana. Uma boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário