sexta-feira, 24 de julho de 2009

O Grito na Dor


O corpo humano é coberto por terminações nervosas que enviam ao cérebro dezenas de informações sobre o que está acontecendo naquela pequena região em tempo real. Por isso, muitos dizem que não sentimos dor na perna, na verdade a dor é um interpretação cerebral e a dor não está exatamente na perna mas sim na conciência cerebral. Bom, não vou tentar explicar isso porque me falta cacife para isso.

O corpo sente dor. Você provavelmente já perdeu alguma noite com dor, se não, não entenderá esse post. Não falo da dor de perder um namorado e ficar se remoendo semanas com "dor no coração". Quando me refiro a dor, quero dizer exatamente a dor angustiante que sentimos decorrente de alguma coisa no nosso corpo. Recentemente fiz uma cirurgia na boca, vou lhes confessar a cirurgia foi ótima, mas a recuperação é lamentável. Me privaram de comer tudo. As noites eram longas, não conseguia apoiar minha cabeça em posição nenhuma. Isso porque na noite anterior a cirurgia da boca também não dormi com dor na clávicula, faltava tremer de dor nos músculos.

A dor me desconcentra. Não consigo escrever, estudar ou pensar com dor. Não consigo manter meu humor estável. É praticamente impossível raciocinar lógicamente. Penso só em como parar aquela agonia. Como me livrar daquilo. Não consegui orar direito, resistir, enfim. Racionamente eu estava engessado.

Bom, não sei se você já teve colapsos de dores intensas a esse ponto. Já tive e já presencie outras pessoas tento. Nos voltamos únicamente para nossos umbigos, o próximo é um ser tão longínquo que nunca nos chamariam cristãos.

Em uma dessas noites. Um pensamento susurrou dentro de mim. Cristo teve espasmos horrendos de dor. Sim, ele teve. Mas, não foi essa sensação compartilhada com o Mestre que me deixou atônito, e sim o sussuro depois que me lembrou o quanto Ele se mantinha sóbrio e firme em seus ideais.

Vagamente posso afirmar que sou discípulo dele, tenho falhado em todos as aspectos de ter uma vida como a dele. Frustante isso. Todavia, sou absurdamente apaixonado pelo seu discurso. Um dia verei um cristianismo realmente cristão se levantando no mundo. Mas, parantêsis a parte. Só uma pessoa muito certa do seu objetivo conseguiria:

- Discutir lógicamente no meio da dor. Marcos 14.53-64
- Manter seu humor estável mesmo sento insultado. Marcos 14.65

- Manter a sobriedade e o discurso. João 18.28-38
- Suportar a frustação. Marcos 15.6-14a
- Resistir humanamente a uma caminhada longa se mantendo focado. João 19.17

- Profetizar. Lucas 23.27-32
- Ser dependurado em um pedaço de madeira e ainda:
* Se importar com sua família. João 19.25-27

* Perdoar e trazer salvação. Lucas 23.39.43

* Orar. Marcos 15.33-37


Tudo isso no meio de espasmos horrendos de dor. Bom, não sei qual a sua dimensão de compreensão sobre quem Jesus Cristo foi. No mínimo você terá que admitir que era um homem surpreendente. Finalmente, compreendi que como díscipulo dele sou uma vergonha. Todavia lembro dele dizer: "Assim como eu fui, sejai vós também" (paráfrase minha). Lembre-se do dia que você teve dor e não fez nada disso. É, temos que aprender muito da vida dele.





Bom dia.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Viva mais intensamente que o respirar cotidiano.

Você se domina? Já conseguiu vencer uma mesma vontade quantas vezes? Foi derrotado quantas vezes? Um mundo sem príncipios não é um mundo puro.

Você sabia que pode perder a maior e única oportunidade da sua vida. Como? Se você não estiver preparado para ela quando ela chegar. Ela não vai sentar na sala e te esperar. Ela apenas seguirá. Seu destino não espera sua preparação. Sua preparação espera o seu destino.

Você acredita em algo? Sem duvidar uma única vez. Se pensou muito. Não acredita. A certeza é uma resposta tão automática que nos assusta quando a ouvimos.

"Se conheceres a ti e não conheceres seu inimigo. Perderás uma batalha e ganharás as outras.
Se não conheceres a ti e nem conheceres seu inimigo. Perderás todas as batalhas.
Se conheceres a ti e a teus inimigos. Ganharás todas as batalhas." (Parafrase, Sun Tzu)


Então...

Viva mais intensamente.

Prepare-se para aquilo que pertuba seu espírito. Não viva a vida esperando o seu destino chegar, para que quando ele chegar você então corra para se preparar, e, quando voltar, viver lamentando que ele já tenha ido.

Leis...

Criei para mim na verdade. Baseado em um estudo na Bíblia. Provavelmente eu escreva sobre ele algum dia. Se servir, aproveite. Se for interessante, adapte. Se não for conveniente, crie as suas próprias.

Dez Leis

1. Ame como se não existisse o mal.

2. Alegre-se como se não houvesse a morte.

3. Seja pacífico para que exista a paz.

4. Torne sua paciência ilimitada.

5. Seja ao máximo favorável aos outros.

6. Seja bom.

7. Seja fiel.

8. Odeie a guerra e ame ser pacífico.

9. Seja sóbrio e dominante sobre si mesmo.

10. Não viva um dia sem o Espírito Santo, sem se lembrar do Messias e não saia de casa sem beijar seu Pai.



Boa noite.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Série - Aquele que está convosco e em vós


Um dia estava lendo a sinopse dos quatro evangelhos, um livro que traz os evangelhos um ao lado do outro organizados por contexto histórico tornando bem interessante a leitura e comparação da visão que cada autor tem do mesmo acontecimento, e ah! Se eu soubesse o que eu aprenderia aquele dia.

Vinha lendo o texto que se encontra em João capítulo 14, onde o Mestre fala o quão próximo está de ir para a cruz, e com os olhares estupefados e bocas entreabertas dos apóstolos em uma mistura de medo e ansiedade por aquelas palavras, imagino Cristo começar também a se comover no seu íntimo. Então ele começa a enfaticamente mostrar aos díscipulos que nunca os deixariam desamparados, claro que eles não conseguiam ainda compreender. Então o Mestre diz em sua narração:

25 Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco.
26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!¹


Para tudo! O que é Paráclito? Foi a pergunta que eu fiz. Parei de ler o texto. Fui no google (sempre o google). Busquei em dicionários. Encontrei até o significado da palavra vinda do grego. Entendi porque só nas versões mais antigas se encontra essa palavra, nas novas ela é sempre traduzida como o Consolador, o Ajudador. Mas, o que é Paráclito? Porque Jesus escolheu exatamente essa palavra e não falou simplesmente "Consolador".

Nossas bíblias são muito atualizadas, isso é bom porque a contextualiza na língua falada atualmente, por outro lado é ruim porque perdemos peculiaridades que querem dizer exatamente tudo em um texto. Achei então em um blog cristão² um texto sobre a originalidade da palavra Paráclito.

Este termo, paráclito, vinha já dos tempos antigos e era uma palavra usada nos tribunais. Naquela época os acusados não tinham advogados de defesa e nem de acusação. Eles mesmos precisavam se defender sozinhos e conseguir testemunhas que pudessem comprovar a sua inocência. Acontecia, porém, - como era de se esperar - que muitas dessas pessoas, mesmo sendo inocentes, não conseguiam provar que o eram, ou porque suas testemunhas eram "fracas" ou porque seus argumentos não convenciam. Muitos deles eram condenados injustamente.

Ocorria, porém, que essa situação podia ser mudada. Caso houvesse alguém presente na assembléia, que fosse uma pessoa com uma fama irrepreensível, considerada como totalmente verdadeira e honesta, isenta de qualquer erro, esta pessoa podia interceder por quem estava sendo acusado.

Deste modo, esta pessoa com uma excelente fama levantava-se e ia ao encontro do acusado, colocando-se ao seu lado, sem dizer sequer uma palavra. Ficava em silêncio, mas sua presença, com sua fama honesta e verdadeira, bastava como uma garantia de que o acusado era inocente. Não precisava dizer nada. Esta pessoa era conhecida nos tribunais como PARÁCLITO, ou seja, como aquele "que se colocava ao lado" e que intercedia.² (grifos meus)
Jesus sempre disse que o Espírito Santo estaria em nós, mas também dizia que estaria conosco. E quando ilustrou isso ele fez questão de usar uma palavra que remeteria aos discípulos o entendimento de quem era e o que significava o Espírito na vida de alguém.

O Espírito Santo é muito mais que nosso "guarda-costa", Ele é Deus em nós e Deus conosco. Para sua vida a promessa do Mestre era que o Espírito seria seu Paráclito. Sua presença bastaria para calar a voz de qualquer acusação. Até o juiz não contrariaria o Paráclito. Sua presença bastava para dizer que ele apoiava aquele que era o réu. Sem precisar dizer nada, sem ter que apresentar provas. Sua presença bastaria.

Talvez nós sempre esperamos que Ele venha e nos diga milhares de coisas. Que Ele nos justifique através de outras pessoas. Que nossos inimigos tenham que ser justificados e humilhados. Esperamos que Ele fique repetindo suas promessas, dizendo que nos ama e que quer nos salvar. Temos que aprender a simplesmente ver que a sua presença diz tudo. Mesmo que Ele não queira usar palavras, sua presença significa tudo. Você tem o Espírito na sua vida. Ele é seu Paráclito. O Deus conosco. Não tem certeza se tem? Não fale. Não murmure. Não especule. Não se justifique. Apenas ore comigo.


"Senhor, hoje sei que o Senhor tem seus olhos em mim. E como sua Palavra diz você conhece nossos pedidos antes que o façamos. Hoje Espírito Santo seja meu Paráclito. Diante de Deus Pai e de meus acusadores. Sem religião, sem dogmas. Apenas te peço, me revele quem é Jesus. E ficarei contigo. E seja o Deus comigo e hoje o Deus dentro da minha vida também. Amém."

Depois me diga o que tem acontecido.

Quero deixar uma dica. Na dúvida, espere o Paráclito te justificar. E não seja ingênuo, nunca vire as costas para Ele. Tenha um bom dia!





___________

Nos comente, mande opiniões, se comunique: fiodarabiola@gmail.com




¹Bíblia de Jerusalém, edições paulinas.
²http://www.cantodapaz.com.br/blog/2008/04/27/pentecostes-espirito-santo-paraclito/

sábado, 4 de julho de 2009

"O tolo teme a noite como a noite vai temer o FOGO"*



Eu sei, eu sei. Quebrando a regra. Não tem nem 15 dias que eu escrevi e já estou aqui dando a língua nos dentes. É porque hoje apenas preciso escrever.

Ontem fui em um show muito bom, claro que sou muito mais fã do Biquini Cavadão agora. Simplesmente foi tudo muito bom, o Lulu e o Ultraje cantando. Bom. Bom mesmo. Ali no meio daquela muvuca inteira de gente ao som da música "Aonde você mora?", do Nando e da Marisa Monte, consiguir olhar para o céu, com a lua em quarto crescente, e curtir uma vibe com meu Criador de uma maneira que ainda pouco tinha experimentado. Por alguns momentos entre cada canção e cada banda nova que subia fiquei pensando com meus botões.

Se Deus existe... Ele com certeza ama a alegria das pessoas.
Se Deus existe... Ele com certeza odeia o ódio.
Se Deus existe... Ele seria tão amoroso ao ponto de ser a própria dimensão do amor.
Se Deus existe... Esse amor não se mede, não se repete.
Se Deus existe... Ele não suporta o Senado, a Câmara, a política do jeito que é.
Se Deus existe... Ele se comove com a fome, a pobreza, as crianças nas ruas.
Se Deus existe... Ele quer se vingar dos missionários de um mundo pagão que semeiam ódio e destruição.
Se Deus existe... Ele é o fogo que aquece nossas almas frias e individualistas.
Se Deus existe... Ele repugna os "profetas" que vivem falando de algo e não vivem.
Se Deus existe... Ele não tolera arrogantes.
Se Deus existe... Ele se agrada dos ricos que amam ao seu próximo como Ele mesmo ama.
Se Deus existe... Ele permite você com sua força adquirir riquezas mesmo sendo um verdadeiro filho da Pu..., afinal isso que se chama livre arbítrio.
Se Deus existe... Ele não vai tirar os olhos de você e vai te lembrar dos seus atos no dia dEle.
Se Deus existe... EXISTE RESPOSTAS PARA TODAS AS PERGUNTAS.
Se Deus existe... EXISTE MUITAS PERGUNTAS.
Se Deus existe... Ele espera que protejamos o planeta em que moramos.
Se Deus existe... Ele não deseja que sejamos preguiçosos e consigamos as coisas através das nossas forças também.
Se Deus existe... Ele faz milagres.
Se Deus existe... Os seus milagres são tão milagres que seria impossível atribuir o crédito a qualquer outra pessoa que não fosse ELE mesmo.
Se Deus existe... Ele quer renovar o cristianismo-religioso-político-capitalista para uma vibe pura entre seus filhos e ELE mesmo.
Se Deus existe... Ele vai te ouvir. Ele vai te guiar. Ele vai te responder.

RESPONDER. RESPOSTAS.

Dúvido que você não tenha muitas perguntas para fazer para ELE caso ELE exista.

Mas, caso ELE exista. Você não gostaria de ficar esperando tanto assim para lhe perguntar algo.

E se caso ELE exista e estiver te olhando. Não entre em pânico. Mas, se ELE existe e estiver te olhando. ELE deveria de estar bem perto. Caso ELE esteja perto, se ELE existir claro! Você não gostaria de lhe fazer as perguntas agora?

Bom, caso ELE exista, esteja perto e te olhando eu garanto que, pelo jeito que as coisas vão, para ELE AGORA a coisa mais importante que ELE tem para fazer é conversar contigo. Caso, ELE exista claro!

Bom, eu já tirei a dúvida se ELE existe. E você vai viver engasgado com as perguntas ou vai viver olhando o céu sem perguntar em direção a ele se o tal Criador existe?




*Música: O astronauta de mármore

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Série - As Mulheres da Minha Vida - Parte II



Já digo de antemão que sou apaixonado pela história dela, não propriamente por ela porque infelizmente não tive o prazer de conhecê-la, nessa história de conhecermos nossos antepassados achei uma história belíssima na árvore genealógica do meu irmão mais velho.

Ela era uma bela moça, com certeza parava olhares por onde passava. Claro que pela época em que viveu os olhares dos homens eram moderados e os comentários quase que sussurros por conta da ordem social de galanteio vigente. Porém, ela literalmente abafava. Uma mulher prendada e com um caráter a ser desvendado, lógico que conseguiu se casar logo. Mas, pela ironia do povo da minha família, o rapaz a levou para morar com quem. Advinha. Com a sogra.

Os tempos não eram fáceis, a cidade passava por uma espécie de recessão, além do povo de lá não ser tão espertos para os negócios. Com o tempo não era de se espantar que em tal cidade desmantelada a linda moça ficasse logo viúva. Como a sogra não era natural de lá, resolveu se mudar para a cidade do interior em que tinha nascido e passado a juventude afortunada.

A pequena moça não sei como dizer, acabou por se envolver tanto com a sogra e aquele papo de Deus que resolver se mudar também e tentar a vida na outra cidade. Foi aí que seu caráter me seduziu. Afinal não é todo dia que encontramos uma pessoa que seja inteiramente fiel.
Se você não acredita faça o teste, pergunte o porquê alguém acha que terminou um relacionamento qualquer, as primeiras respostas sempre serão – Ele a traiu, ela tinha outro, o amor esfriou, incompatibilidade de gênios. Sempre será o primeiro motivo que permeará a mente das pessoas, a falta de fidelidade.
Duas coisas que me impressionaram nela, a fidelidade e a persistência. Assim que chegou à cidade, ela foi trabalhar. Não esperou, não distribuiu currículos. Simplesmente resolveu ir trabalhar, como naquela época as primárias indústrias (não como conhecemos hoje) surgia, ela foi para uma dessas. Agora pense, uma mulher linda trabalhando em um cargo extremamente baixo, com certeza os homens daquele local ficaram estarrecidos diante dela e não é de se admirar que em um lugar tão pequeno ela não atraísse também os olhares do dono do local, que encantado pela sua fascinante beleza e humildade a favoreceu com privilégios no trabalho.

Mulher é tudo igual. Quando chegou em casa a primeira coisa que fez foi contar toda a história para a sogra. Como a mulher era mais antiga da cidade lembrou-se que aquele homem era rico o suficiente para mantê-las e ainda por cima, se a pequena moça fizesse tudo certo, quem sabe conseguiria um bom marido para a nora. Os tempos foram passando e pequena moça continuou a trabalhar ali. Um dia a sogra a aconselhou – Perfume-se e vista sua melhor roupa e fique na casa da fazenda, quando o homem já tiver bebido e for deitar-se, deite-se aos pés dele para que ele diga o que fazer.

Aprendi duas coisas com essa mocinha: A primeira, todo homem é extremamente lerdo. O cara a tinha na fábrica todo o santo dia, mas a ocupação, o trabalho, as tarefas não tinham permitido ver que a mulher da vida dele estava bem ali. O homem só pode perceber uma mulher que está no seu plano de visão, senão ele passará a vida toda e não a notará, o homem é visual. Aquela coisa de se apaixonar e ficar distante esperando que o homem a note e se aproxime, é extremamente Walt Disney. Até a sogra sabia disso, em outras palavras ela estava dizendo: - Esse homem é tão ocupado que chega a ser lerdo, vá e se aproxime do mundo dele fique ao lado dele e então ele a notará, quando ele o fizer então ele agirá como homem e tomará toda a iniciativa e te dirá como será - Bom, era uma época em que mulheres não podiam fazer certas coisas, mas elas sempre são mais inteligentes e espertas que os homens, mesmo que elas não poderiam fazer elas poderiam fazer com que os homens fizessem exatamente o que elas outrora já tinham planejado.

Isso que me encanta na história a sabedoria de conquistar que aquela mocinha tinha. A segunda coisa que aprendo é que nem o homem tem que correr atrás de uma mulher, nem a mulher do homem. Os dois tem que andar lado a lado, quando você em todas as suas atividades pode olhar pro lado e ver outra pessoa também caminhando então aí sim porque não caminhar juntos? O dono da fábrica tinha um pique, a moça também. O dono trabalhava incansavelmente, a moça também. Isso é a vontade de DEUS, lembra daquela parte que Ele disse – Te darei uma companheira que lhe seja idônea. Não que seja necessariamente as mesmas aptidões, mas no mínimo alguém que não morrerá de infarto ou tédio do seu lado.

Tudo é perfeito quando DEUS coloca a mão, depois daquela noite o homem saiu louco para assumir aquela mulher. E no final de tudo, ela ainda foi fiel a sogra. Rute, o nome dela, me encanta em todas as suas facetas. Fidelidade. Responsabilidade. Auxiliadora. Humildade. Beleza. Inteligência. Capacidade de ouvir conselhos e seguir. Com certeza, se eu fosse daquela época Boaz (seu marido) teria grandes problemas de concorrência. Sem querer, ela me influenciou violentamente na minha vida.