sexta-feira, 24 de julho de 2009

O Grito na Dor


O corpo humano é coberto por terminações nervosas que enviam ao cérebro dezenas de informações sobre o que está acontecendo naquela pequena região em tempo real. Por isso, muitos dizem que não sentimos dor na perna, na verdade a dor é um interpretação cerebral e a dor não está exatamente na perna mas sim na conciência cerebral. Bom, não vou tentar explicar isso porque me falta cacife para isso.

O corpo sente dor. Você provavelmente já perdeu alguma noite com dor, se não, não entenderá esse post. Não falo da dor de perder um namorado e ficar se remoendo semanas com "dor no coração". Quando me refiro a dor, quero dizer exatamente a dor angustiante que sentimos decorrente de alguma coisa no nosso corpo. Recentemente fiz uma cirurgia na boca, vou lhes confessar a cirurgia foi ótima, mas a recuperação é lamentável. Me privaram de comer tudo. As noites eram longas, não conseguia apoiar minha cabeça em posição nenhuma. Isso porque na noite anterior a cirurgia da boca também não dormi com dor na clávicula, faltava tremer de dor nos músculos.

A dor me desconcentra. Não consigo escrever, estudar ou pensar com dor. Não consigo manter meu humor estável. É praticamente impossível raciocinar lógicamente. Penso só em como parar aquela agonia. Como me livrar daquilo. Não consegui orar direito, resistir, enfim. Racionamente eu estava engessado.

Bom, não sei se você já teve colapsos de dores intensas a esse ponto. Já tive e já presencie outras pessoas tento. Nos voltamos únicamente para nossos umbigos, o próximo é um ser tão longínquo que nunca nos chamariam cristãos.

Em uma dessas noites. Um pensamento susurrou dentro de mim. Cristo teve espasmos horrendos de dor. Sim, ele teve. Mas, não foi essa sensação compartilhada com o Mestre que me deixou atônito, e sim o sussuro depois que me lembrou o quanto Ele se mantinha sóbrio e firme em seus ideais.

Vagamente posso afirmar que sou discípulo dele, tenho falhado em todos as aspectos de ter uma vida como a dele. Frustante isso. Todavia, sou absurdamente apaixonado pelo seu discurso. Um dia verei um cristianismo realmente cristão se levantando no mundo. Mas, parantêsis a parte. Só uma pessoa muito certa do seu objetivo conseguiria:

- Discutir lógicamente no meio da dor. Marcos 14.53-64
- Manter seu humor estável mesmo sento insultado. Marcos 14.65

- Manter a sobriedade e o discurso. João 18.28-38
- Suportar a frustação. Marcos 15.6-14a
- Resistir humanamente a uma caminhada longa se mantendo focado. João 19.17

- Profetizar. Lucas 23.27-32
- Ser dependurado em um pedaço de madeira e ainda:
* Se importar com sua família. João 19.25-27

* Perdoar e trazer salvação. Lucas 23.39.43

* Orar. Marcos 15.33-37


Tudo isso no meio de espasmos horrendos de dor. Bom, não sei qual a sua dimensão de compreensão sobre quem Jesus Cristo foi. No mínimo você terá que admitir que era um homem surpreendente. Finalmente, compreendi que como díscipulo dele sou uma vergonha. Todavia lembro dele dizer: "Assim como eu fui, sejai vós também" (paráfrase minha). Lembre-se do dia que você teve dor e não fez nada disso. É, temos que aprender muito da vida dele.





Bom dia.

5 comentários:

  1. Continuo lendo o seu blog, desde akela vez em que eu esteva em desepero e vc falou sobre ser instrumento de Deus, e a cada dia mais me supreendo com o fato de que vc escreve exatamente o que eu penso sem nunca ter me visto.

    ResponderExcluir
  2. Entaum eskeci de falar, eu tbm tenho um blog. se vc kiser dar uma olhada..

    http://cheiadatuagraca.zip.net/index.html

    ResponderExcluir
  3. Olá... ví um texto do seu no site da underground.org que achei no site da missão portas abertas rsrs eita que enrolação. Enfim... embora impactante e quase inacreditável aquela história em minha mente, fui atraída... pq hj acordei com a lembrança da perseguição a nós Cristãos.

    Sobre seu post. Espero que vc ja esteja bom da dor... a dor é realmente algo difícil e Cristo superou bem para mostrar que tb podemos superar e que esse corpo é fraco mesmo... pq se esperamos em Deus apenas nesta vida.. somos os mais miseráveis de todos os homens..

    Pra encerrar, me chamo Ruth.. e vou procurar vir aqui mais vezes. Paz maninho!

    ResponderExcluir
  4. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! quando eu sai do quadradinho prenderam meu dedinho mindinho da mão esquerda na porta do carro. Foi assim: "tchau, boa viagem, sentirei sua falta". E eu: "tchau, até breve, AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAABRE A PORTA". Depois: "bom, agora tenho que ir colocar meu dedo no gelo, se não estiver quebrado, mas boa volta pra casa pra vocês!". a dor tá aqui até hoje. Ah, o dedo também está aqui apesar de eu ter pensado que ele ia ficar na pia da casa da minha amiga no meio de tanto gelo. Bom, pra você: "até, breve". com dor! saudades

    ResponderExcluir