segunda-feira, 11 de março de 2013

Tristeza

Tristeza é como uma erva daninha. Não que eu saiba tudo de jardim para fazer essa analogia, todavia, pelo que dizem por ai essas plantinhas causam bastante problema. Acho que estar triste é como elas, crescem devagar entre o jardim e para arrancar é um saco. Estar triste para mim é diferente de ser triste, o que por sua vez é bastante distante de ser depressivo ou estar com sintomas depressivos. Mas, no fundo, se juntarmos tudo no mesmo pacote tenho a leve impressão de que todas essas coisas nascem da mesma forma.

Um acontecimento não muito bom, agraciado por um aspecto de desesperança faz brotar as mudinhas de tristeza no coração. E desesperança é o alimento da tristeza, quanto menos você acredita que a situação pode mudar mais a tristeza cresce. Quando os fatos cotidianos colaboram com a desesperança a tristeza vai afundando suas raízes. Acredito que é por isso que amigos são importantes, eles tem o poder de alimentar esperança e renovar as forças para se acreditar em uma mudança. Porque é justamente acreditar que algo pode mudar que altera o fluxo da tristeza.


Pergunte agora a alguém que esteja triste se é fácil assim! Ele vai baixar os olhos e pensar sobre o fato de você não saber nada do que ele está passando. Porque tristeza é uma raiz forte, ela vai fundo e quando se assenta, derrubar é coisa de outro mundo. Estar triste faz parte da vida, ser triste é um estilo de vida, estar com sintomas depressivos pode ser uma causa de médico e ser depressivo é um problema grande. Em todos os aspectos, acredito eu, tristeza nunca será algo bom. É por isso que as pessoas deviam ter um radar para detectar tristeza ao redor delas e combater. Não no intuito de proibir mas sim para trabalhar para vencê-la. Quem sabe ai amigos seriam mais eficazes, namoradas mais próximas, pais mais presentes, colegas de trabalho mais conselheiros. Entretanto, já diz o triste escritor para as nuvens da janela: "Ah, pobre pequeno! O mundo não é assim!".

2 comentários:

  1. Gostei muito desse post! Espero que você não esteja triste.
    Tenho dúvida se a "tristeza não tem fim, felicidade sim..." Como dizia Vinícius de Moraes (ou Tom Jobim?) ou se "ouvi dizer que só era triste quem queria." Enfim, para corroborar com o que você disse, provérbios 17:22 expõe que: "a alegria faz bem à saúde, estar sempre triste é morrer aos poucos."
    Bom, sem mais divagações. Fique com Deus!
    Abraços!
    Larissa

    ResponderExcluir
  2. Tristeza é morrer aos poucos... isso é uma verdade. Mas, tristeza é algo curioso né. Sempre vem de assalto e dá um trabalho mandar embora. Que bom que gostou do texto, na verdade, obrigado por ter lido. Grande Abraço.

    ResponderExcluir