Modo de ler o post: Nas citações bíblicas terá alguns comentários do escritor, estes estarão em colchetes e destacados do texto, aconselho que se leia uma primeira vez omitindo esses comentários, para que a leitura do texto não se perca e depois repasse a leitura observando os comentários.
Parte 1
Começando por um intérprete de Jesus para então ir para Jesus.
O homem Paulo de Tarso (tão idolatrado pelos evangélicos) um dia ao estudar sobre Jesus resolveu escrever uma carta aos seus irmãos de uma igreja situada na cidade de Colossos. E dentre tantas coisas que ele escrevia, nessa me surpreende o assunto ser a liberdade que a Graça nos concede na pessoa de Jesus.
Após longa saudação introdutória (cap. 1 v. 1-12), passa a descrever sua interpretação da salvação proveniente de Jesus, e a exaltá-lo de uma forma surpreendente.
12 Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz.Do verso 24 ao 29 e cap.2 v.1, Paulo justifica seu ministério. E então volta ao assunto que interessa que de demonstra uma imensa preocupação com seus irmãos que por influência de homens com títulos pudessem se desviar de Cristo (cap. 2).
13 Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado,
14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
15 Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.
16 Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.
17 Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.
18 Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas.
19 Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude
20 e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus.
21 Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos pelos vossos pensamentos e obras más,
22 eis que agora ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai.
23 Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
2 Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo,Viver em Cristo, a fonte da Vida é Jesus. E nossa vida liberta somente em Jesus. E porque habitamos em tantas restrições? O discurso continua... e antes de entrar a fundo no problema Paulo insiste em lembrar os colossensses de quem eles deviam honrar, e por quem eles foram libertos:
3 no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
4 Digo-vos isso para que ninguém vos engane com discursos sedutores.
5 Porque, embora corporalmente distante, estou presente a vós em espírito, e me alegro em ver a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 Como {de nossa pregação} recebestes o Senhor Jesus Cristo, vivei nele,
7 enraizados e edificados nele, inabaláveis na fé em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão!
Agora depois de extenso discurso do que realmente importa, Jesus Cristo. Estava na hora de vermos o que era sobressalente e inútil.
8 Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo. 9 Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10 Tendes tudo plenamente nele, que é a cabeça de todo principado e potestade. 11 Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal. 12 Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. 13 Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os pecados, 14 cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. 15 Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz.
16 Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. [tantas opiniões do que se deve ou não fazer]Incrível como no momento que olhamos para as pessoas da tribuna e os caras bonitinhos de fala polida corremos um risco gigante de esquecermos de todos aqueles versículos iniciais, ou seja esquecermos de nos lembrar que somos de Cristo e ele nos libertou, então ninguém deveria mais ser subjugado e preso a nada.
17 Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo.
18 Ninguém vos roube a seu bel-prazer a palma da corrida (ninguém se faça árbitro sobre vós outros, NVI), sob pretexto de humildade e culto dos anjos. [em pretexto de sermos mais santos, e uma falsa humildade, nos manipulam em prol de sua própria cobiça, desprezando a liberdade de Cristo] Desencaminham-se estas pessoas em suas próprias visões e, cheias do vão orgulho de seu espírito materialista,
19 não se mantêm unidas à Cabeça, da qual todo o corpo, pela união das junturas e articulações, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus. [ou seja, querem expandir o Corpo de Cristo omitindo Cristo]
20 Se em Cristo estais mortos aos princípios deste mundo, por que ainda vos deixais impor proibições, como se vivêsseis no mundo?
21 Não pegues! Não proves! Não toques!,
22 proibições estas que se tornam perniciosas pelo uso que delas se faz, e que não passam de normas e doutrinas humanas. [isso é muito sério, quando dizemos que estamos livres do mundo não é da cultura, das pessoas, dos moradores, enfim de nós. Mas sim de um regime controlado pela maldade afim de fazer maldade, de homens maus, egoístas e cruéis, se dizemos que somos de Cristo, desses homens (sejam os religiosos ou outros) que verdadeiramente devemos nos afastar]
23 Elas podem, sem dúvida, dar a impressão de sabedoria, enquanto exibem culto voluntário, de humildade e austeridade corporal. Mas não têm nenhum valor real, e só servem para satisfazer a carne. [de que serve tanta roupa, se a prostituição nasce do coração? De que adianta uma obediência cega, se a rebeldia nasce no coração? Todas essas regras "eclesiásticas" nos levam aonde? Em um louvor dos irmãos à nós, provavelmente a aplausos por nossa conduta, porém, nada disso tem valor e só substituem os desejos mundanos, por desejos "gospels" mais na verdade o ego ainda está continuamente sendo alimentado]
Devemos cultuar a liberdade usando nossa maneira de pensar livre e vivermos segundo nossos pensamentos? Claro que não. Acreditar em Cristo é acreditar que existe coisas em nós que devemos deixar, e buscar copiá-lo afim de sermos pessoas decentes. Vejamos o capítulo 3 que se segue:
1 Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.Os próximos versículos se seguem em aplicações da bondade e conselhos estremamente ligados uns aos outros, porém muitos lêem e pregam isso separadamente e usam a própria carta de Paulo que diz para sermos livres de doutrinas humanas para fazerem doutrinas severas, é uma heresia sem tamanho e uma procrastinação gigante hoje em dia. Senhor, o que fizeram com o evangelho do seu Reino? Leiamos juntos, pois é uma carta e não um livro em capítulos, preste atenção:
2 Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. [não busque as maldades dos homens ou a vingança à elas, busque a Jesus e o conhecimento que te torna uma pessoa melhor]
3 Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. [Quando perto estivermos de Jesus conheceremos um modo de vida muito mais sincero e agradável]
5 Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria.
6 Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. [Dessas coisas não vi nenhuma coisa pontual, ou seja todas as coisas brotam do coração do homem não importa o que praticamos, podemos fazer ação social por cobiça a algo maior, podemos idolatrar alguém como um pastor, podemos ser impuros ao mentir quando pregamos, podemos ser devassos mesmo ensinando a pureza, as coisas da terra que devemos deixar é a as coisas terranas que habitam em nós, como Paulo disse a Tito outra hora, "todas as coisas são puras para os puros" enquanto a pureza não for verdade em nós, nada nesse mundo será puro para nós! Pense nisso.]
7 Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios.
8 Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca,
9 nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios,
10 e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento.
11 Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos. [novamente, sendo puros, a imagem de Cristo estará em nós]
12 Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência.
13 Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós.
14 Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.
15 Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos.
16 A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais.
17 Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. [esse versículo deveria ser a introdução do que vem a seguir mais muitos apagaram ele das suas bíblias]
18 Mulheres, sede submissas a vossos maridos, porque assim convém, no Senhor. [porque tudo que fizerem estão fazendo em honra a Deus, e desprezo e brigas dentro de casa por conta de quem manda mais não é louvor a Deus, e submissão não significa obediência cega e irracional, submissão é acatar que aquele homem pode ser o líder da casa por ver mais racionalmente as coisas, porém não é o único líder, uma família é uma equipe, e se os dois líderes não souberem viverem juntos, a cada hora um abrindo mão pelo o outro realmente nisso não há louvor a Deus, e a prova é o próximo versículo]
19 Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com aspereza. [o amor não é ditadorial! Isso é fato, o amor não faz a mulher obedecer a cada idiotice do homem por ele se achar o líder, o amor constrói, omite opiniões, divide a liderança, homens sejam menos maxistas!]
20 Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor.
21 Pais, deixai de irritar vossos filhos, para que não se tornem desanimados.
22 Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus. [servo aqui é o trabalhador assalariado]
23 Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens,
24 certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor.
25 Quem cometer injustiça, pagará pelo que fez injustamente; e não haverá distinção de pessoas.
Capítulo 04
1 Senhores, tratai vossos servos com justiça e igualdade. Sabeis perfeitamente que também vós tendes um Senhor no céu. [Chefes de empresas ou chefes de departamento ou qualquer coisa que você seja líder, seja honesto]
2 Sede perseverantes, sede vigilantes na oração, acompanhada de ações de graças.
3 Orai também por nós. Pedi a Deus que dê livre curso à nossa palavra para que possamos anunciar o mistério de Cristo. É por causa deste mistério que estou preso.
4 Possa eu fazê-lo conhecido, como é meu dever.
5 Procedei com sabedoria no trato com os de fora. Sabei aproveitar todas as circunstâncias.
6 Que as vossas conversas sejam sempre amáveis, temperadas com sal, e sabei responder a cada um devidamente.
E enfim, Paulo faz a dedicatória final e a despedida da carta.
O que quero dizer antes de irmos almoçar, nossas vidas foram livres pela Graça, e tudo que devemos fazer é amar uns aos outros, nessa prática não há espaço para ações individualistas ou más, sendo assim nos tornamos obedientes ao único mandamento de Jesus e nos tornamos cristãos, nossas observações se tornam puras e com isso nossas ações também, passamos a ter liberdade para práticar certas coisas porque a maldade das interpretações não estão em nós... enfim, começamos a caminhar pela liberdade que a Graça nos traz... porém precisamos de muitos mais exemplos e nossos dias de estudo desse tema não podem parar por agora, lembramos do príncipio básico, "amais-vos uns aos outros como eu vos amei" Jesus Cristo. E isso já nos basta. O resto só nos acrescentará. Agora sim. Livres, podemos enfim levantar do sofá e ir almoçar.
Boa Tarde.
p.s: Correção Gramátical só a noite...atrasado estou...rs