segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Porque procuras o que vive dentre os mortos?¹

Sejamos sinceros. Há muito tempo tenho pesquisado sobre o pecado, como impotêncializá-lo de uma vez por todas. Secretamente no meu íntimo pensei muito a respeito e, por fim aprendi algo que gostaria de compartilhar com vocês hoje.


No meio de pensamentos que passeavam na minha mente, ouvi uma música um dia. Sinceridade seja fortalecida, esta foi a música:

"Tentei ser crente Mas, meu cristo é diferente A sombra dele é sem cruz, dele é sem cruz No meio daquela luz, daquela luz" O Rappa - Meu mundo é o barro.

Realmente não sei o que significa para o autor essa estrófe, todavia ela me fez pensar. E, pensar muito sobre Cristo, a Cruz e a Vida.

Lendo um pouco a respeito me perguntei. Durante muito tempo nós tomamos como significado para a santidade a auto-imputação de sanções. A prática da abstinência se tornou um fator tão difundido em nosso meio que nos é forçoso pensar em santidade sem ela. O que a cruz significa para nós hoje?

De uma forma geral, abrangente e hiperlativa, poderia sugerir tais significados:

- Significa a morte de Jesus Cristo, o sacríficio perfeito feito pelo Mestre para que todos os seres humanos encontrassem a redenção por meio dEle e assim sendo, tornassem a se conectarem com o Pai através do Sangue derramado por amor.

- Significa a abnegação de uma vida "mundana" (claro que essa palavra é colocada para retratar uma vida totalmente voltada ao prazer e a obediência ao "sistema" corrupto global, apesar de pessoalmente não estabelecer conexões com essa palavra, afinal ninguém aqui mora em um extra-mundo ou Marte).

- Significa a abnegação do individualismo e o estímulo para uma vida de amor mútuo com os irmãos e até os inimigos mais declarados.


A cruz hoje é o símbolo cristão mais usado no mundo. Não importa a vertente do cristianismo ela ali estará. Todavia não foi sempre assim. Os cristãos do primeiro século não utilizaram a cruz como símbolo cristão, usavam freguentemente o peixe e até a borboleta já foi usada como símbolo cristão. Mas, a cruz foi inserida um século mais tarde, no século II d.C.

Vivemos as cruzadas, onde a cruz na heráldica era símbolismo de nossa jirad particular, entramos na Era Medieval, e por fim encontramos a modernidade.

Na sociedade moderna temos a herança da igreja e da sua pregação determinista e até, muitas vezes, fatalista. Onde o ser humano seria uma sub-classe e deveria por sua vez, através de abnegações (financeiras, sexuais, sociais etc.) conseguir sua iluminação particular.

Evoluímos o pensamento, as ciências, as tecnologias, as relações inter-pessoais. Alguns chamam essa nova fase de pós-modernidade. Tirando de lado toda essa parte, que não nos interessa, afinal a introdução já está maior do que deveria. Nos situaremos no pensamento eclesiástico atual (lembre-se sempre, que estou sempre hiperlativizando a situação, pois sei muito bem que existe lindas exceções no nosso meio, todavia a grande parcela das pessoas não fazem de si a exceção).

O medo do pecado, de pecar nos sobressaiu pelos olhos. Temos pavor de pensar na hipótese de praticar algo que é condenável. Apesar de constantemente praticarmos. Todos nós temos nossos vícios particulares - gula, mentira, pornografia, inveja, orgulho etc., não importa qual seja o nome em algum nós capengamos.

Daí nos sobrevêm a ilustração da cruz. Nosso sacríficio foi interrompido por que não conseguimos manter o padrão de santidade. Preciso da morte da minha vontade particular. Crucificá-la.

É díficil não é? Não praticarmos aquilo que nós mesmos repugnamos? Ver-nos fatalmente oscilando entre pureza e pecaminosidade?

Aos romanos, àqueles que utilizaram cruzes e estacas para matarem seus prisioneros. Àqueles que detinham o poder do império atual em suas mãos, e praticavam toda a orgia e miscelânea do paganismo grego e das religiões bárbaras. Para estes foi-se escrito uma carta.

Preste atenção. Voltaremos a cruz em breve. Mas, agora apenas leia a ordem dos fatos.

Romanos capítulo 1.

Paulo, romano e cristão, aos cristãos em Roma escreve uma carta. Na sua introdução expressa o desejo de vê-los e gratidão por sua salvação. Mas, não consegue se calar diante da zona que eles viviam em tal cidade.

Depravações, incredualidade, idolátria. E ainda por cima, a hipocrisia de condenar os cidadãos locais e ocultamente praticar tais atos, ou secretamente aprovarem em seus coração. Paulo discursa sobre a seriedade da santidade, da justificação, expõe que através da fé em Cristo viria a justificação. Até chegar ao capítulo 5.

A cruz. O sacríficio de Cristo volta em cena.
9. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
A morte de Cristo é nossa reconciliação com o Pai. Isso é fato. Mas, percebi olhando atentamente para o livro de Romanos que nas suas linhas estava uma das maiores revelações do cristianismo.

No capítulo 6, Paulo descreve esse simbolismo através do batismo (ato de emergir e/ou aspergir água sobre a pessoa que aceita seguir a Cristo).

5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua RESSUREIÇÃO. (NVI, ênfase acrescentada)
Stop!

Lembra-se! Jesus Cristo, última semana, díscipulos, noite? Isso, a última ceia. O cálice, o sangue da aliança; o pão, o corpo que é dado. O símbolismo perfeito do que haveria de acontecer, ou melhor estava acontecendo. Veja:
João 6:32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.

João 6:33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.

João 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Jesus, morreu para nos ligar ao Pai e nos dar a vida. Que vida?

Boa pergunta. Que vida Cristo me dará se eu estou vivo.

João 10:10 [...] eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Abundância. Dinheiro, riqueza? Jesus veio para nos tornar ricos! Bom, muita gente tem gritado isso em microfones por aí. Mas, vamos entender essa palavrinha melhor?!

abundância | s. f.

1. Quantidade maior que a precisa.
2. Fig. Riqueza; fartura.

abundante | adj. 2 gén.

abundante adj. 2 gén.
Que abunda; que existe ou produz em quantidade; rico; copioso.

vida s. f.

1. O espaço de tempo que decorre desde o nascimento até à morte dos seres.
2. Modo de viver.
3. Comportamento.
4. Alimentação e necessidade da vida.
5. Ocupação, profissão, carreira.
6. Princípio de existência, de força, de entusiasmo, de atividade (diz-se das pessoas e das coisas).
7. Fundamento, essência; causa, origem.
8. Biografia.

[Dicionário Priberam]
Bom, coloquei os significados das palavras chaves para que você não achasse que estou louco. Incluí o significado da palavra "vida" para você que acha que vida é só dinheiro também se frustar um pouco.

Definiria assim, se é que posso fazer isso: Quando Cristo nos dá a vida abundante, isso para àqueles que crêem nEle, ele está superlativizando a nossa completa existência e nossa observação da nossa próprio vida. Se você busca a verdade, ele abunda isso. Se você busca paz, ele abunda isso. Se você busca prosperidade, ele abunda isso. Se você busca uma família, ele abunda isso.

Claro, claro! Abrindo um parantêsis enorme agora. Você talvez não viva exatamente essa abundância. No sentido de ver TODOS os seus sonhos realizados. Você não é mais feio ou mais pecador por conta disso. Até por que Jesus prometeu que a vida abundante seria também, ou melhor dizendo, seria completamente isso: a abundância do seu interior para o seu exterior dentro da sua próprio VIDA. Ou seja, se sua família é uma desgraça, não é por que Ele mentiu, todavia não é por que Ele falhou também. Se analizarmos a fundo Ele nos prometeu exatamente a confusão. Mas, nos daria uma paz (vida abundante) que não é comum nas pessoas, por ser um presente, para que você DENTRO DA SUA PRÓPRIA VIDA provasse a vida abundante. Acredito que não fui inteiramente feliz em explicar isso, teria que iniciar outro post e mostrar todos os argumentos para que você percebesse a significância da vida abundante e se desligasse do materialismo usual. Quem sabe outro dia nos sentemos aqui para conversar sobre isso. Fecha-se o parantêsis.

Voltemos ao pecado. Se fomos "enterrados", "mortos" com Cristo e ressurretos para uma vida abundante é absolutamente frustante praticar o "pecado", "repugnante".

O bem e o mal.

Sempre vemos o bem como algo interior, espiritual. E o mal como algo exterior, que nos invade. Você já pensou na possibilidade de ter os dois morando exatamente dentro de você?

Leia os versículos do capítulo 7 de Romanos, leia primeiro sem os colchetes (para que não confunda sua leitura inicial) depois repasse os olhos sobre eles e nos encontraremos mais abaixo:

14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. [A grande crise de viver em santidade tendo os vícios particulares]
17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. [O pecado, o desejo de fazer o mal, habita entrelaçado com sua vontade humana]
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. [Este desejo mal encontra-se em conflito com o desejo do seu espírito de viver uma vida santa e em contato com o Criador]
21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; [O bem também está interiorizado em nós]
23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? [ a pergunta silenciosa, como vencer tal guerra dentro de uma mesma esfera corporal?]
No versículo 25, encontramos a resposta:

"Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor![...]", NVI.


Jesus é a solução para essa crise. Mas, ainda não vejo como vencer o mal!? Como sofro das coisas que, já que optei por Cristo, não deveria sofrer mais?

Capítulo 8, verso 1:

1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
A partir de agora, temos o Pessoa mais importante, para um cristão na terra, o Espírito Santo.
11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Dentro de nós existe o bem e o mal guerreando. Não podemos sozinhos decidir totalmente por um ou por outro, talvez com um esforço sobrenatural (meio tibetano, por assim dizer) consigamos ao máximo de esforço e concentração, contralar um ou outro. Porém, em um dia que sua mente estiver dispersa o lado silenciado se levantará em você e se verá em uma situação do tipo: "Sem ver eu explodi!"

Não dá pra viver assim, como uma usina nuclear que a qualquer momento pode-se começar um vazamento.

Amo o versículo a seguir na Bíblia Católica, que por menos versões se mantêm mais próxima do original que as demais.

6 Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo {outrora} subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado.


Reduzido a impotência! O Espírito Santo, quando nós estamos vivendo e caminhando com Ele, faz exatamente o que nos é forçoso fazer. Ele pela sua presença torna impotente nosso lado de más vontades.

Isso é ressureição. Já lemos que o Espírito nos ressuscita, se estamos impotentes para as vontades que nos aproximam de Deus, Ele nos reanima para elas. Sua carne sempre será um foco de tentações para o mal, somente com a presença do próprio Deus você se achegará a Ele. Você pode tibetanamente se controlar, se curar, se apaziguar. Mas, não será algo 100% seguro. Pergunte a qualquer cristão qual o último dos nove dons do Espírito citado no livro de Gálatas, e ele te responderá sem pestanejar: Domínio Próprio. Perceba o detalhe, é um dom do Espírito Santo.

Sua vida sempre será um imenso navegar entre maldade e bondade até que você se decida ser inteiramente mal, impontecializando o lado bom; ou ser totalmente bom, impotencializando o lado mal. Até lá não será auto-dominante, mas um vulcão ativo que mesmo depois de muitos anos inativo pode a vir a explodir-se em lavas por todo lado. Eu não gostaria de viver assim. Não sei você.

A ressureição foi esquecida pelos cristãos, a vida é vivida vivendo-se. Não se auto-crucificando. Lembra-se de Romanos e Hebreus, quando diz que bastou a Cristo ser crucificado uma única vez. Tomar a cruz e seguir a Cristo não está dizendo que significa ser crucificado todo dia. Diz o que se diz, tomar e seguir. Com certeza, será crucificado. Uma vez e depois pelo Espírito Santo sua vida cotidiana será transformada num mar de observações e sensações novas, dessa vez guiada pelo Espírito do próprio Deus. É por isso que ainda em Romanos temos o versículo que diz:
9 Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Se você não acreditar que Cristo ressuscitou será impossível acreditar que Cristo pode te ressuscitar, estando vivo, para uma vida nova. E vida nova, para cada um tem seu significado. Quando você descobrir o significado para você me mande um email dizendo, amaria perceber que vida é muito mais do que eu aqui em Brasília penso ser.


Boa noite.






¹ Música, "Por que procuras?". Christafari.

Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com

3 comentários:

  1. huahaahuaa.. tem q achar o fio da rabiola msm... que ja me perdi mil vezes lendo o teu texto. xDDD

    ZEzo.

    Saudades.

    Bjooos.

    ResponderExcluir
  2. Um bom livro sobre cruz é "Os Brados da Cruz" - Erwin Lutzer .... fera esse !!

    : D

    ResponderExcluir
  3. realmente a vários significados para uma vida nova... mas penso que o que Jesus quer é nos levar a viver pra Ele, que nos voltemos para Ele, para fazer o nome dele grande nesta terra.
    Só há um sentindo pelo qual importa que o Senhor nos deu o Espirito Santo, de amarmos uns aos outros e assim, manifestarmos o amor de Deus no mundo.

    ResponderExcluir