terça-feira, 24 de março de 2009

Detesto John Maxwell


Domingo passado aconteceu algo muito interessante, quando cheguei pela manhã na minha congregação em águas claras fui convidado a compartilhar e dirigir a conversa sobre batismo com o grupo que se prepara para tal. Bom, conheci uma senhora espetacular de idade avançada e com uma história digna de ser ouvida por qualquer pessoa que tenha nascido na década de 80 ou 90. Apesar de falar mansamente, as lágrimas se derramarem facilmente e a tristeza fazer parte da sua fala sobre o dia-a-dia, ela tem uma fé tremenda e um conhecimento teológico invejável.

Por fim, entre nossa conversa ela fez uma observação tamanha que quero expressar hoje, ela disse:

- Crentes não somos, porque qualquer um pode ser crente. Evangélicos, aqueles que seguem os evangelhos.


Pai! Que clareza das palavras ela tem. Se você é Católico Apostólico Romano, você segue a Igreja de Roma, se você é calvinista, Calvino; se você é luterano, Lutero; se você é protestante, você protesta; se você é evangélico, você tem que seguir, ler, desfrutar e destrinchar os evangelhos. De quem os evangelhos? De Jesus Cristo. Nunca ler mais literatura do que eles, nunca estudar um profeta ou um mártir, ou ainda, a vida de Paulo mais do que os evangelhos de Cristo.

Sobre quem você mais lê, o que mais te inspira, a vida de quem você estuda, define o que te influência.

Deve ser por isso que nas congregações existem mais "líderes" do que pastores, afinal John Maxwell virou um ser quase divino.

E falta certa humanidade, afinal as estratégias e consultorias para empresas tem sido vividas e ensinadas nos sermões.

Somos o que? Evangélicos? Bom, cada um defina por si mesmo lembrando se nessa semana pelo menos uma vez leu algo da vida do Mestre.

Para encerrar. Amei aquela senhora! (Risos).



p.s: A próposito não tenho nada contra a pessoa do Maxwell e ainda seus escritos tem me ajudado muito na área PROFISSIONAL, só um título sujestivo. Rs

7 comentários:

  1. HUMMMM é isso mesmo....temos que seguir o evangelho de Cristo. Só para completar seu raciocínio...Fui a um seminário com Maxwell em uma igreja para ouvir a respeito de liderança. Ele começou dizendo o seguinte: Estava essa tarde no hotel quando Deus falou comigo, disse que não era para falar sobre liderança, mas que eu devia falar do amor de Jesus. Maxwell abriu a bíblia em Mateus e começou a falar e a chorar, falar e chorar...Tamanha foi a presença de Deus naquela noite. A igreja toda chorava...Aprendi que o Evangelho é transmitido através das minhas habilidades, seja ela qual for....essa é a verdadeira liderança: a de Cristo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh e outra coisa....NÃO Detesto John Maxwell, afinal segundo o evangelho de Jesus: temos que amar o próximo como a nós mesmos..Afinal Maxwell é nosso irmão....vamos falar do evangelho??? nãooo vamos viver...acho que assim conseguiremos o efeito que desejamos...mostrar a verdade!!!!...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Legal.

    John Maxwell ?? ( risada )

    Prefiro ler a revista mensal:

    "Pequenas Igrejas,Grandes Negocios"

    !!!!


    obs: A próposito sou CristãO!...e nao um
    "John Maxwell-élico"

    (risada)

    ;
    .

    ResponderExcluir
  6. Muito bom a reflexão, soh não concordo com o "p.s". Pois somos a Igreja do Senhor, então vc não eh um pessoa na igreja, e outro no seu negocio, então acho que é um conjunto. não tem como separar.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com parte de todas as idéias expostas.
    E discordo do radicalismo pleno.
    Uma liderança saudável é uma coisa formidável para o crescimento da igreja e do corpo de cristo. A irmãzinha que originou a pauta questionando o que somos, precisa lembrar o que muitas outras distorções do evangelho e da bíblia toda fizeram, aos crentes, cristãos, evangélicos, protestantes, etc. Fizeram esse povo ser um nada histórico, social, politico, educacional e culturalmente falando.
    Estudar Maxwell resgata áreas em que o ser que ama a Deus (para não rotulá-lo de nada)precisavc voltar a crescer.
    Sou contra colocá-lo em evidência no púlpito de domingo, onde as pessoas crentes, não crentes e qualquer outro rótulo precisam ouvir de Cristo, humilde, salvador e amor manifesto de Deus. Pois não há vantagem nenhuma em ser hábil administrador e ir pro inferno por não ter caráter de Cristo algum.
    Contudo, em seminários, treinamentos, etc, viva Maxwell e seus livros repetitivos. Leu um, leu todos.

    ResponderExcluir