segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aos perdedores com amor...

Os livros contam biografias daqueles que venceram, o telejornal fala histórias de quem se superou no trabalho e vive na nova classe média. Nossos heróis sempre deixam tudo para combater o crime. Os milagres dão pauta às ministrações cristãs. Os jovens que vencem, trabalham, sem drogas e boa saúde são os exemplos na boca dos pais. Quem economiza ou ganha na loto é sortudo e planejador. Os ricos são admirados por terem belas coisas. As mulheres bonitas conseguem emprego mais fácil do que as feias. Os magros se encaixam melhor nas poltronas apertadas das companhias de aviação.

Nesse mundo, quem abandonou tudo e se deu bem é quase um deus. No capitalismo, ser egoísta e próspero é um dom. O mundo é para quem abandona seus medos, compadece das pessoas mesmo tendo que morrer de fome. Bem-vindo perdedores! Esse mundo não é para vocês, mas já que tem que viver aqui, copiem-os e sejam melhores.

Todavia, o perdedor se olha no espelho e não tem forças. Porque no mundo dele tem pessoas que nunca venceram mesmo tendo todos atributos e terem feito todo o esforço para se sobressair. Os heróis deles preferiram ficar com suas famílias e seus amores do que viverem dupla personalidade. Os milagres nunca lhe ocorreram, pois os doentes ainda gritam de dor nos hospitais e os acidentados morrem no trânsito. Em sua realidade, muitos jovens usam drogas e se entorpecem para esquecer suas vidas, não há nada saudável por que o tempo dedicado ao trabalho é demasiado. Nunca teve sorte, nunca ganha nada. Planeja, mas, imprevistos acontecem e como dizem: "o pior é infinito". No mundo deles as mulheres bonitas são raras e a vida tornou, fisicamente, as pessoas feias e com expressão cansada. Os magros passam fome e os obesos se humilham ao passar em toda catraca de ônibus a caminho do trabalho.

Em sua realidade são mais demônios do que anjos, são humanitários por que entenderam que precisam colaborar uns com os outros para sobreviverem. O seu dia é o medo e se for muito piedoso sua família passará necessidade também.

O mundo de cá não foi feito para eles. Resta-lhes o céu. Um Deus piedoso. Opa, dizem por aí que Deus ama os que se dedicam e abandonaram ao pecado. Poxa, até o céu lhe tornou difícil. Se nunca venceram, como podem deixar de ser pecadores. Todavia, Jesus veio para os pecadores, embora ele não esteja mais aqui. Se tudo então que lhes resta é Jesus. Poxa, Jesus... cadê você?


Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário