terça-feira, 1 de março de 2011

Série Quem é Você? #2

Quando comecei minha peregrinação em busca de quem é Jesus, confesso que uma coisa me facinou desde o ínicio. O legado que ele deixou, a verdadeira e única ordem que ele nos destinou. É interessante observar a vida dele, foi um homem que caminhou tanto e falou com tantas pessoas. Vemos sua compaixão e ao mesmo tempo sua ira. Um homem que em todas as facetas, corrigindo alguém ou ensinando, conversando ou palestrando. Enfim, uma característica sobressai em todas as histórias que temos sobre ele.

Engraçado é ver que os dias de hoje são tão maus quanto os dias do Império Romano, uma maldade diferente em alguns aspectos mais a desigualdade e cobiça no coração dos homens tem sido algo atemporal. O mundo todo sofre de déficit de amor, não importa por mais que você faça algo para alguém em relação a um outro alguém você não dedicará compaixão.  Sempre falhamos nisso, nunca amamos a todos que de algum forma passam por nossas vidas. Alguns detestam pessoas em um nível básico outras chegam ao ódio, porém não beneficiamos a todos por igual. Isso é fato.

Se observarmos as histórias desse homem chamado Jesus veremos que sempre ele conseguiu (fato inédito nesse planeta) amar a todos que se envolveram em sua trajétoria aqui. Poderia citar vários exemplos como: A paciência com Natanael, o amor a uma não judia, o paciência e compaixão que teve aos hipócritas que o crucificaram, as díscipulos inféis e traidores, as crianças, as mulheres, aos doentes, aos duvidosos, enfim… passaríamos horas aqui por que haveríamos de citar todas as passagens bíblicas.

Quando penso nisso, me orgulho de que tenha alguém assim na história do mundo, e passo então a desejá-lo e ansiosamente querer segui-lo. Inspirar minha vida na dele. Quando faço isso e passo a ler os escritos sobre sua história encontro um texto que muito me pertuba.

    “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.”

    (Evangelho Segundo S. João capítulo 15 verso 12, NVI)

Penso: Estou terrívelmente encrencado! Amar a todos como Ele me amou, sendo que Ele amou todos e inclusive aqueles que ele teria direito de odiar! Me sinto completamente réfem de algo que não consigo fazer. Se me falta amor, a seja lá quem for, seria um infrator de uma ÚNICA lei. Isso não é só crime como atestado de inutilidade. Tudo bem em um Brasil de inúmeras leis e códigos, vez ou outra nós esbarramos em alguma infração. Seria totalmente aceitável, afinal ninguém conseguiria ser 100% em mundo de milhares de normas. Agora em um mundo de apenas uma lei, ainda assim eu me torno infrator dela. Isso é imensamente grave.

Poderia dedicar as próximas palavras a falar sobre o que significa amor, todavia acho desnecessário isso por você mesmo ser bem ciente do que significar amar outra pessoa. Talvez nunca tenha amado ou sido amado, não falo no sentido de relacionamentos conjugais, mas amor em uma forma completa e sublime, você pode pelo menos ter ouvido falar do que seja o amor se não tiver o experimentado.

Jesus nos amou, e nos deixa o legado de aprendermos com ele e sermos também amorosos, com todos. Não quis aqui encher de referências bíblicas, por que quero te convidar a pensar em pessoas que você detesta e ao mesmo tempo em pessoas que você adora e tentar dedicar o mesmo amor a ambos os grupos, e te convido a peregrinar pelas páginas da história de Jesus afim de tirar a verdadeira prova real se ele fez isso, por que se ele tiver feito, nossa responsabilidade é seguir seu legado e mudarmos de atitude com os outros seres humanos.

Até breve.

Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com

2 comentários:

  1. Conseguir infligir o único mandamento... Isso me lembra o primeiro homem da terra. É engraçado como sempre ouço mal de Adão porque a unica coisa que ele não podia fazer, ele fez. Será que somos, assim, tão diferentes?

    ResponderExcluir