quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Manual para Ex-Crentes #1

Uma linda menina me perguntou essa semana: O que é ser cristão para você? Essa conversa me serviu para fazer uma boa revisão na minha memória sobre o significado disso para mim.


Então, para começar um pensamento (que espero que dure uma série) prefiro começar ressaltando o cerne da coisa.

"Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. [...]"

Este versículo encontrado no livro de S. Mateus capítulo 10 verso 24 é usado de uma maneira muito forte. Se o lermos isoladamente ignorando todo um universo a sua volta entenderemos primeiramente que todos aqueles que quiserem ser discípulos de Cristo deverão ser como ele, seguir seus passos, suas atitudes, ser sua fotocópia ambulante.

Bom, essa informação a priori não se encontra errada, todavia o primeiro fator aqui não é se tornar um "louco por Jesus" e sair por aí "imaginando o que Jesus faria nos meus passos". O contexto é a chave. Lembre-se sempre disso como regra.

No início do capítulo, Jesus convoca 12 discípulos que estavam andando com ele desde o começo do seu ministério, como havia muitas aldeias para se visitar o Messias decide designar esses homens para o precederem nessas cidadelas. Dirige-lhes ordens bem específicas, avisos e palavras motivadoras.

Entre elas está esse versículo. No contexto Jesus esta falando sobre o fato de já ter sido tantas vezes ultrajado e maltratado, e diz que isso também aconteceria aos homens. Então não deveria eles esperar coisas mais brandas.

A versão católica (segundo o site www.bibliaonline.com.br) traz o mesmo texto nos seguintes termos:

"Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa!"

As versões católicas pelo número menor de adaptações contemporâneas em relação às versões protestantes tendem a serem mais fiéis ao escrito original. Porém, a mesma intenção é preservada nas duas versões.

"Ser como" e "ser tratado como" não trazem em nenhum momento o significado de "ser o" ou "ser do nível do", como posso afirmar isso? O contexto! O verso anterior diz "O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor".

Primeiro ponto, os cristãos não foram chamados para ser Cristo. Como seguidores dele chegarão ao máximo ponto de parecerem com ele. Ponto. Você só pode se tornar parecido com algo que você é intimo. Afinal é influência, qualquer idiota perito em auto-ajuda saberá disso pois os mesmos costumam dizer coisas do tipo: "Escolha seu circulo íntimo bem! Bla bla bla bla bla bla".

Compreenda, você será parecido com o que lhe for próximo. A ciência denomina isso através do uso nato dos neurônios-espelhos.

Você não é perfeito. Você é um pecador. Se comporte como tal. Você não é um super-herói que salvará a humanidade. Também não é o filho mais querido de Deus. Você é um humano, por mais que deteste isso. Humano.

Segundo ponto, a obsessão de ser como (parecido, similar, semelhante) não é saudável. Nenhum processo desse iniciado por sua vontade poderá dar um resultado positivo. Você é você. Se aceite. Lembra "amar o próximo como a si mesmo"? Se ame, se reconheça. Depois conheça Cristo.

Abrindo um parêntesis, conheçer Cristo significa ler os evangelhos mais que as cartas de Paulo, significa saber dele mais que a história dos Hebreus ou dos apóstolos, conhecer ele significa entrar em uma livraria e consumir literatura sobre ele e sobre seu tempo. Conhecê-lo significa isso. Quando isso acontecer você NATURALMENTE começa a ser influenciado pelo seu caráter, se crer nele será influenciado pelo ESPÍRITO SANTO, daí sim SEM PERCEBER começa a se parecer com ele ao ponto de realmente ser você e ainda sim lembrar ele.

Como está tarde partiremos daqui para uma aprofundamento no próximo post, agora duas coisas:

1 - Dever de casa: Leia a história de Pedro negando Jesus.

2 - Conselho: Siga o caminho para ser cristão e paralelo prossiga na busca por conhecer Jesus. Se quiser discutir quem foi esse homem há uma parte do blog específica sobre Jesus aqui: www.fiodarabiola.wordpress.com.




Não durma no sofá. Obrigado por ter vindo conversar essa noite. Bom descanso.

2 comentários:

  1. Não devemos considerar os evangelhos mais do que as cartas, e sim o Novo testamento com um todo. Podemos dividi-lo em três partes: OS evangelhos onde Jesus veio nos revelar quem é O Pai, que a humanidade ainda não conhecia e nos redimir, nos resgatar; O livro de Atos, como segunda vontade de Deus que sejamos cheios do Espírito Santo; e terceiro as cartas, monstrando a vontade de Deus para que seu povo cresça, as cartas trazem muitos conhecimentos para edificação e crescimento da igreja. Edu

    ResponderExcluir
  2. Fala Brunão! Aqui estou eu outra vez..rs...pra falar a verdade concordo com o q vc escreveu....chegamos até a idolatrar o cristo que Paulo revela, mas não o conhecemos por nós mesmos e isso é ridículo....

    Um abraço....

    Essas palavras me inspiram!

    ResponderExcluir