quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Série - Presentes de fim de ano. Presente 3 - Não se mova!



Ansiedade. Meu maior pecado. Este se torna a porta para todos os outros. Me deixa instável.
Desestabiliza. Recebi três presentes no final do ano. Esse é o terceiro deles. Gostaria de conversar sobre ele e desembrulhar o pacote com você. Sinta-se em casa...


Você conhece a história, basta descrevê-la que você lembrará.

Um homem baixinho, uma multidão se empurrando, um homem importante e seus díscipulos sendo a causa disso tudo, uma árvore no meio do caminho.

Caso não tenha se lembrado certamente o nome Zaqueu te será uma ajuda à memória e no caso de ser novidade consulte o evangelho segundo S. Lucas capítulo 19 nos versos de 1 ao 5.

Enfim, sintonizados na mesma história uma curiosidade...

O baixinho nunca conseguiria alcançar Jesus, ou vê-lo de longe, mover-se atrás de Jesus seria perigoso para alguém da sua estatura, por conta da multidão. Qual era o segredo então?

O segredo era não se mover. Zaqueu corria em busca de Jesus, porém, desapercebido passaria por conta de vários fatores. A solução mais obvia era aumentar a percepção da visão subindo na árvore e ficando parado esperando ele passar por ali.

Esse segredo foi desapercebidamente obedecido por outros, André e Pedro, João e Tiago, Mateus etc. Todos estavam parados. Jesus se moveu até eles. O cego Bartimeu, não se moveu até Jesus o chamar. Pedro só saiu caminhando nas águas depois de ter sido chamado, os 12 apóstolos foram convidados por Jesus para esse cargo ocuparem, não me lembro de referências sobre concursos para essas ocupações.

Onde quero chegar? Em lugar nenhum. Ficar necessáriamente parado. Nos mover traz uma visão limitada, nossa concentração é unilateral, isso implica em visão menos abrangente de Cristo. Sempre queremos nos mover em direção a Ele, procurá-lo, ir para o centro da Sua Vontade, etc. Movimento.

Lembra o que Jesus falou para Natanel? "... eu te vi, quando você estava embaixo da figueira..."

Jesus está te vendo, assim como sabia que Zaqueu estava ali. Basta-nos estarmos no lugar certo, qual lugar? No lugar onde Jesus se moverá! O convite virá dele. O ínicio do ministério virá dele. O "start" para começar a ver milagres virá dele. O chamado para segui-lo virá dele. O convite para a intimidade virá dele. Basta fitar os olhos nele. Ver seus movimentos. E esperar ele passar embaixo da figueira.







Não se apresse. Ainda falta compartilhar-lhe 2 presentes, Café?!

2 comentários:

  1. Simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!!

    ResponderExcluir
  2. também fui presenteada com esta palavra... vim aqui ver oq teria de novo, e fui surpreendida, como sempre...

    ResponderExcluir