segunda-feira, 6 de julho de 2015

Óasis

Sempre que chego na igreja, ao menos em grande parte das vezes, me lembro de um dia específico quando estava nos primeiros cultos da loja na Avenida das Palmeiras, do lado de fora, em frente a porta, e um amigo meu chegou de skate. Ele não quis entrar naquele dia, estava decidido a só observar de longe. Disse para mim que queria mandar uma mensagem pra igreja só que o pastor não deixou ele falar no microfone. Fiz-lhe companhia encostado no capô de um carro qualquer e ele então me disse que Deus havia lhe dito que a missão daquela igreja era ser como um óasis, que ela não iria crescer, tomar forma gigantesca, mas que seria para muitos um óasis entre uma peregrinação rara e difícil que serviria para eles tomarem fôlego e conseguirem retornar para onde deveriam ir. E isso fica na minha memória desde então.

Mad max é uma boa analogia para isso. Espero que você tenha visto o filme porque irei contar spoilers para continuar o texto. Chega uma hora na jornada do herói (já postei sobre isso no blog) que o personagem principal é confrontado consigo mesmo e em crise vai para o deserto, em uma tentativa de fuga de sua missão, passa a peregrinar em estado depressivo e cheio de dúvidas. Até que no meio do deserto ele percebe um óasis ou se encontra com alguém que tem o mesmo papel. Alguém que lhe alimenta as convicções, esperanças e como um profeta diz ou lembra a ele algo que o faz refletir sobre sua realidade, reviver sua missão e retornar a ela. Muitas vezes retornar a missão é lutar contra o próprio caos ao qual fugiu ou se dirigir a salvar o mundo, por hora o mundo de alguém ou até o seu pessoalmente.

Fico me perguntando por qual motivo tanta gente aparece e se vai daqui e sempre me assusto vendo que muitas vezes eles voltam para sua missão ou para algum lugar bem parecido de onde fugiam, tem gente que demora alguns meses, anos e alguns bastam só uma reunião. Não sei se beberam água suficiente, não sei se descansaram o suficiente. Muitas vezes só bebem um pouco de água, ficam revoltados por se ter um pouco de água - ora estamos falando de um óasis no meio do deserto porque elas esperavam um spa 5 estrelas para cuidar delas? - não entendo. Talvez não seja para entender mesmo, talvez seja só para cumprir aquela velha missão que um dia assumir ser minha - cuidar do repartir do pão entre os irmãos como um bom diaconato deve funcionar - isso é algo louco, porque sempre você tem uma clientela com sede, cansada e como você está no maldito deserto também tem a cabeça assando do calor, a garganta seca e a vontade de morrer logo e precisa entender que todos juntos precisam de água, mesmo que ela seja escassa, porém sempre ela será contínua. Porque a fonte da água da vida pode jorrar em qualquer lugar, até entre a areia e ao dividir o copo de água, que uso para tentar manter minha fé viva, com você, isso faz a fonte sempre ter motivos para fluir mesmo que assim acabamos ficando mais tempo por ali para sacear nossa sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário