terça-feira, 12 de abril de 2011

"Ser ou não ser..."

Não deu tempo de criar o post da série...então compartilhando um texto retirado do blog do Olgálvaro Bastos Jr.



"Ser ou não ser, eis a questão"

   Esta é uma das mais famosas frases da literatura mundial. Ela foi escrita por William Shakespeare, em sua peça Hamelet.


A frase trata de uma profunda questão filosófica que tem percorrido a história humana: a crise de identidade do ser humano. Uma crise que gera outras como, crise ética, moral e todas as demais mazelas da sociedade.


Tudo isto começa quando o homem decide desobedecer ao Criador caminhando, sem saber, para sua crise existencial. O homem, que deveria estar ligado a fonte da vida, em relacionamento com o Criador, passa a ter, longe Dele, um vazio emocional gigantesco.

Desde então começa uma busca de obter algo que possa satisfazer e dar sentido ao  existir. O ter passa a ser uma obsessão para justificar o ser.

O que era em si mesmo, não dava mais sentido, se tornou necessário as coisas externas, as posses, ou seja o ter, para que, o que era, valesse a pena ser, ou provasse que era algo.

E assim caminha a humanidade, em busca de algo que lhe falta.

Foi neste campo do ser que o Diabo, inimigo de nossa alma, tentou destruir nosso Senhor Jesus Cristo. Foi intentando contra a consciência do ser que ele quis derrotar a Cristo, colocando dúvidas na identidade do Mestre:  “Se tu és mesmo, o filho de Deus faça...”

Esta é a mesma estratégia que ele usa para trazer prisão e destruição as pessoas até hoje. É na crise do ser ou não ser que muitos estão confusos em sua identidade, como homens, como mulheres e todas as atribuições inerentes do ser estão se denegrindo dia após dia.

Quando o homem e a mulher estão sem Cristo, sem ligação com o Criador, são frutos do acaso, da vontade do homem, das influências da sociedade, do meio, dos desejos e paixões, são escravos de seus sentidos, são escravos do inferno.

Mas quando encontramos a Cristo, somos feitos de novo, somos agora família de Deus, conhecemos o que somos, definitivamente entendemos o SER.

Por isto é importante conhecer a Cristo, pois é Nele que vivemos, movemos, existimos. É em Jesus que nossa identidade é restaurada e agora podemos ser plenos em tudo, pois é Nele que estamos.

Então a questão de ser ou não ser se define em estar ou não em Cristo, é viver Cristo, para Cristo e  com Cristo.

Pois Nele somos o sal desta Terra e a luz que ilumina o mundo, e neste ano de 2011 vamos meditar muito sobre a identidade, as características de ser o sal da terra.


Olgálvaro Bastos Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário