quinta-feira, 15 de julho de 2010


Hoje as coisas na agência estão muito tranqüilas. Então resolvi escrever (coisa que não faço a dias). O assunto foi uma incógnita porque sobre temas religiosos perdi a paciência para escrever. É tanto coisa errada que dá preguiça até de pensar sobre elas. Então, fica uma reflexão apenas...
Estamos em uma sociedade que valoriza a fala e pouco aprendeu sobre silenciar-se. Se duvida, te desafio a ficar em silêncio por apenas 2 minutos.

Só uma observação: Silêncio não é ausência da fala, e sim a capacidade de mentalmente, fisicamente e oralmente se silenciar. Não pensar em nada. Ficar simplesmente calado, completamente. 

Então, desafio aceito?

Nossa mente não para. Mesmo querendo não pensar acabamos por falar conosco em nossos pensamentos. Não é atoa que nossa mente fica tão cansada. Pensamos tanto que simplesmente cansamos ela com tanto blablabla. Analisamos coisas, pessoas, atitudes, nossas reações. Comentamos o que vemos, simulamos conversas, reações alheias. Tudo isso nos poucos minutos que estamos calados (de boca fechada).

Hoje fui almoçar no shopping, como estou lendo um livro que fala sobre Marca Sensorial (5 sentidos humanos), resolvi ficar em silêncio durante o almoço, silêncio completo. E apenas ouvir. Ouvir tudo e qualquer coisa que estivesse a minha volta ou acontecendo. Foi maravilhoso, quando minha mente calou-se comecei a escutar coisas que não ouvia mesmo fazendo o mesmo trajeto todos os dias.

O grande dom dos seres humanos, o dom de se comunicar virou nossa maior maldição. Aprendemos a comunicar mais não aprendemos a dominar essa comunicação. Então ficamos nos comunicando o tempo todo e, quando não comunicamos a um alguém, comunicamos a nós mesmos. Não há controle.

Como humanos associamos que tudo que há na nossa frente se torna nosso futuro (pois é para onde podemos ir), tudo que está atrás de nós chamamos passado (pois já estivemos lá), essa grande associação é feita por conta do sentido da visão. Todavia onde estamos é negligenciado e desprezado. Nossa mente sempre esta a pensar no futuro e no passado, o presente que está acontecendo naquele instante passa desapercebido, pois nosso corpo esta vivenciando ele mas nosso cérebro não está registrando (hipoteticamente falando) o que está acontecendo.

E há alguns idiotas que dizem "viva o hoje" "aproveite o dia" mas não conseguem silenciar-se, como aproveitarão o dia se sempre estão loucamente tentando encontrar sensações grandes e marcantes ao invés de realmente viverem seus dias, ouvindo o dia e participando da natureza ao redor. Balela idiota de viciados em emoções. Os orientais são muito mais sábios do que os ocidentais. Pena que nossas religiões desprezaram toda a cultura além do pacífico e do atlântico. Me pergunto até quando insistirei nela!

Um comentário:

  1. Muito bom!

    Concordo plenamente quando cita a necessidade do silêncio.

    Mas o que me chamou mais atenção foi o desfecho. A intolerância cultural também me enoja. Quando ela parte dos cristãos, em especial, sinto muita vergonha. Muita.

    ResponderExcluir