domingo, 2 de maio de 2010

Quando era criança


Quando eu era criança visitei pela primeira uma igreja, ela era na Samambaia, numa época que as coisas lá não eram tão desenvolvidas quanto hoje, era uma igreja muito pequena com um pastor que não lembro o nome e nem nada mais a não ser a cor da sua pele. Lembro que minha avó me levava para essa e mais outra igreja, de uma irmã que sua voz fixou em minha memória.

Quando eu era criança senti em um desses cultos algo que inexplicávelmente me fez ir lá na frente das pessoas dizendo que queria aceitar Jesus. E apesar dos adultos sorrirem eu sabia sim o que estava fazendo. Daí em diante conheci um homem chamado Jesus. E das suas histórias imaginei como seria o mundo...

Quando eu era criança imagina que as pessoas se amariam e nunca abandonariam ninguém, pensava que os pastores falavam com suas ovelhas e se importavam em saber como elas estavam, ainda pensei o absurdo de que eles cuidariam delas e perceberiam em apenas um olhar quando seu coração estivesse destruído.

Quando eu era criança pensava que as igrejas seria um lugar onde as pessoas louvariam a Deus e o adorariam com coração aberto e Deus falaria com as pessoas livremente.

Quando eu era criança pensava que uma revolução tomaria o mundo levando as pessoas de todas as religiões buscarem ao Criador juntas. Pensei sinceramente que veria tantos sorrisos e pessoas sinceras e verdadeiras.

Quando eu era criança pensava que os líderes e coordenadores de assuntos "igrejeiros" eram pessoas que tinham uma missão e faziam aquilo por amor, e não por medo ou ostentação de uma elevação social. Achava que nunca ouviria eles da sua boca própria boca me falarem coisas horrendas contra a igreja deles e na frente da igreja sorrirem dizendo que apoiavam tudo. Sinceramente pensei que não havia falsidade e covardia.

Quando eu era criança pensei que a liberdade de Cristo era apaixonante. Pensei que as pessoas se sentissem livres e não presas, pensei que a igreja era um lugar onde pessoas seriam libertas e não emaranhadas em doutrinas.

Quando eu era criança pensei que ir a igreja me levaria para mais perto de Deus e não o contrário.

Estou irremediávelmente decepcionado, será que tudo foi fruto de minha imaginação e a igreja daquela época já era assim? Ou ela foi se mudando? Tenho vontade de chorar quando penso que minha opinião não muda nada, e que não vale porcaria nenhuma. Tenho saudade do meu Deus, grande e poderoso, Senhor do Universo, cheio de graça e bondade. Tenho saudade de imaginar que tudo seria realizado. Tenho saudade de achar que não serei um dia penalizado por ter opiniões tão fortes. Fico temeroso pela "inquisição" que mais cedo ou mais tarde me encontrará. Da afirmativa: "Nega o que você escreveu!". De, então olhar para cima e lembrar dos meus sonhos de criança, do tempo em que imaginava que a paz de Cristo uniria as pessoas, de pedir misericórdia como o pecador da cruz ao lado de Cristo pedindo que apesar de tudo se lembre de mim quando chegar no Paraíso. E depois de tudo isso chorar dizendo: "Infelizmente, não dá. Jesus para mim é isso. O homem que me amou e ama a todos os pecadores e vocês destruíram essa pregação." E esperar que consiga tomar o rumo para a montanha onde a glória de Deus habita.

3 comentários:

  1. Meu brother, concordo com você. Será que a igreja está nos afastando de Deus? Eu creio que o nosso Deus, misericordioso, bondoso, Senhor de todas as coisas, anda conosco, nos ama mesmo que sejamos pecadores.
    Tamo junto nessa vibe....

    ResponderExcluir
  2. O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.Albert Einstein No Bom Combate, atacar ou fugir fazem parte da luta. O que não faz parte da luta é ficar paralisado de medo...

    ResponderExcluir
  3. Sempre é bom sentar nesse sofá. Mesmo que as vezes eu ouça (leia) aquilo que eu não queria ouvir, a realidade que eu não quero ver. As vezes não vemos simplismente pelo fato de querer viver na ilusão.

    ResponderExcluir