domingo, 20 de novembro de 2011

Envenenados

Clique na imagem para ver a fonte de sua origem.

Bem vindo ao sofá...

E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. Lucas 18:18-23

Há aqueles que pensam que esse homem se tornou um exemplo para que todos os ricos se auto-examinem. Não acredito que seja esse o ponto principal a trazer para nossas vidas. O ponto principal é conseguir rastrear o que mais torturou esse homem na indicação de Jesus.

Ele seguia a lei em suas regras mais rígidas. Elas sabia os mandamentos. Frequentava os templos. Não era um pecador, no sentido difundido da palavra. E desejava ir ao céu. Quem pode acusá-lo de negligencia? Um esmero adorador judaico. Então o problema era que ele era um murrinha? Ele não poderia ser murrinha se seguia a lei. O problema era ser rico? A lei judaica nunca proibiu o acúmulo de bens. Os patriarcas eram muito ricos. Os reis. Vários judeus dignos de exemplo religioso. Qual foi o problema?

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:19-23

O problema desse homem era o lugar onde estava seu coração. Ele não confiava em viver a mercê do acaso, ele acumulava e vivia disso, investia, doava, mantia, vendia, comprava. Obedecer a lei era fácil, obedecer Jesus era díficil. "Vender tudo e repartir!". E o amanhã? E o hoje? E o trabalho acumulado? E a justiça? O teste desse homem era ser capaz de desgrudar seu coração daquilo que havia construído. Ele não conseguiu.

Quando Deus te pede tudo, não significa que ele vá requerer tudo. Lembra de Abraão? Ele havia conectado seu coração ao filho. O seu desejo de anos. Deus pediu o filho. Abraão deu o filho. Nesse caso Deus preservou o filho pois sabia que o coração dele havia se desprendido e voltado ao lugar onde deveria estar. Outras vezes Deus pede tudo, e requer tudo. Jesus fez isso com seus díscipulos, Mateus compreendeu isso, mesmo sendo rico ou um Classe C+ da época.

O lugar onde está nosso coração é onde habitará nosso tesouro. E quando temos que nos sondar é isso que devemos encontrar. Muitas vezes nosso dia a dia nos envenena sem percebermos, começamos a construir, lutar, requerer, pedir, ganhar coisas e sem ao menos notar essas coisas vão se tornando o foco, não um dos focos. O FOCO. Da nossa vida.

Relacionamentos envenenam. Muitos desejam tanto casar, namorar, fazer sexo que sem perceber suas mentes vão se tornando máquinas de formar lembranças e imaginações para esse fim. O seu coração vai sendo colocado lá.

Grana, grana, grana. Trabalhar, proteger a família, ter dinheiro para boas ações, não importa o motivo. A sede pelo dinheiro pode envenenar, pode destruir a mais boa intenção e transformá-la em uma ganância embutida.

Sonhos, projetos. Isso é bom, mas não a qualquer custo. Um veneno sutil que começa a remoldar os limites do seu caráter. Coisas ilícitas vão se tornando lícitas por um bem maior, um atalho. E o veneno vai se espalhando.

Poderia citar bilhões de exemplos, qualquer coisa pode ser exemplo. Qualquer sentimento, desejo, sonho, vontade pode se tornar venenoso. É por isso que a bíblia diz:

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:16-17
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Como eu já envenenado posso ser sarado? Bom, segue o seguinte episódio:

Um dia por conta das peripécias do povo judeu eles foram atacados por cobras peçonhentas e Moisés foi dirigido por Deus a artesanalmente construir uma serpente e levantá-la no meio do acampamento. Todos os que foram envenenados podiam olhar para o estandarte da cobra e seriam imediatamente curados. Por que Deus não curou logo todos se era tão fácil? Não sei. Mas acredito que tinha algumas pessoas que por teimosia não olhavam.

Leia esse versículo:

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:14-15

Jesus nos disse isso. Olhe para ele. Ele prometeu fazer o resto.


Boa noite. Boa semana.


Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sexo, a lenda urbana mais vendável da história.



Desejo é o que impulsiona o ser humano. Antes de desejar alguma coisa o ser humano é um ser morto de preguiça, sua motivação é levada pelas necessidades e para elas se realizarem o desejo tem que lhe ocorrer. Isso é uma premissa tão simples que funciona para tudo, inclusive para o sexo.

Sexo, SEXO, S-E-X-O. Quatro letras que perturbam, atiçam, impulsiona, intimidam. Para cada um ela levará um sentimento. E ao cruzar religião com sexo não há um citadino ocidental que não pense na palavra "pecado" no meio da nuvem de associações que sua mente fez. Vou nos poupar de falar sobre o motivo do porque desde eras antigas o sexo é visto sempre com maus olhos. Para falar exclusivamente de desejo. Todavia, não há nada melhor para introduzir do que esse belíssimo vídeo.



Agora vou lhes trazer uma pesquisa feita por Dan Ariely sobre excitação para que possamos repensar alguns mitos.

Sexo sem proteção, traição, menáge, sexo selvagem. São coisas que a maioria das pessoas diriam não fazer, e outras só de pensar em algumas hipóteses obviamente teriam um bom motivo de briga. Para descobrir se as pessoas em estado de extrema excitação poderiam mudar de ideia sobre coisas que lhe pareceriam óbvias, realizaram uma pesquisa com alunos de uma faculdade renomada. Assim, ao escolher os participantes foi-lhes dado um questionário para responder com a "cabeça fria" depois disso os convidaram a refazer o teste, só que dessa vez excitados. Bom, vejam os resultados:

"Em todos os casos, nossos brilhantes jovens responderam de maneira bem diferente quando estavam excitados e quando estavam de "cabeça fria". Nas 19 perguntas acerca das preferências sexuais, quando Roy e todos os outros participantes estavam excitados, previram que o desejo de praticar uma série de atividades um tanto extravagantes seria quase duas vezes maior (72% maior) do que quando fizeram as previsões de cabeça fria. Por exemplo, a ideia de desfrutar do contato com animais quando estavam excitados foi mais que duas vezes mais atraentes do que quando estavam "frios". Nas cinco perguntas sobre a propensão a atividades imorais, quando estavam excitados, previram que a propensão seria mais de duas vezes maior (136%) do que tinham previsto de cabeça fria. De maneira semelhante, no conjunto de perguntas sobre o uso de camisinha, e apesar dos avisos que ouviram com tanta insistência no decorrer dos anos acerca de sua importância, a previsão de abrir mão das camisinhas era maior na excitação do que com a cabeça fria. Em todos esses casos, deixaram de prever a influência da excitação sobre as preferências sexuais, a moralidade e o sexo seguro."
(ARIELLY, Dan. 2008, p. 79)

Então, duas coisas podemos retirar dessa pesquisa:

1º As pessoas em estado de excitação se transformam completamente. A excitação pode ser qualquer uma: no trânsito, ao receber algo ou até mesmo a sexual. O estado de êxtase pode fazer com que as pessoas reajam segundo instintos que outrora nem poderiam imaginar.

2º No caso sexual, a única forma de evitar com absoluta previsão de acerto, algo que não deveria acontecer é realmente evitando o próprio momento de acontecer.

Ou seja, se queremos que no carnaval as pessoas usem camisinha. Sim, elas terão que recebê-la antes. Por que na hora crucial será improvável o abandono para procurar uma farmácia. E quanto tratamos de religiosidade e abstinência?

O sexo por alguns é visto como pecado, outros vêem como pecado a multiplicidade de parceiros, há ainda a minoria que não vêem pecado em nada. Todavia, querer não fazer algo implica crucialmente em manter a cabeça fria. O êxtase tira o poder da própria das pessoas e dá aos seus instintos, que podem ser por ela desconhecidos. Então, acaba-se o mito do herói. O desejo é controlado até ser transformado em excitação e é daí ao êxtase. Você pode ter conseguido não fazer algo nesse estágio. Mas, enquanto brincar de herói acabará por descobrir a triste realidade de que você não irá conseguir fazer isso em todas as vezes.

Não vim falar de pecado ou liberdade, certo ou errado. Apenas de limites. Se deseja mantê-los já sabe como e se deseja quebrá-los basta fazer o contrário. Você é responsável pelas suas escolhas e não um post de um blog qualquer.





Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com