domingo, 24 de julho de 2011

O Deus de Perguntas - Um olhar sobre o livro de Habacuque


Questionador! Palavrinha dita por todo e qualquer incompetente que deseja manter suas ovelhas fora do âmbito dos pensamentos. Não fazer perguntas é uma técnica de controle de massas muito antiga, todavia o mais interessante é que religiosos tomam isso como ferramenta muitas vezes. Não sei de todas as religiões, todavia, os cristãos são os que nunca poderiam fazer isso.

Deus ama perguntas, sinceras, emotivas, imcomprensíveis. Deus sempre responde perguntas nos livros bíblicos, e qualquer exceção descoberta prometo render-lhe outro post.

Habacuque, profeta. O primeiro a citar definadamente sobre fé. Provavelmente o primeiro que a entendeu o suficiente para que isso lhe fosse revelada. O seu livro começa como? Perguntas!

Primeiro não consegue compreender a injustiça. Deus lhe responde como irá trazer justiça.


Ele foi esperar então em cima da muralha, na torre.

Segundo não consegue entender a justiça. Deus lhe responde por que iria fazer como decidiu fazer.


Então o pobre entendeu algo simples, mas díficil de se engolir. Ele entendeu que não entenderia por mais que lhe explicasse. Ele entendeu as respostas. Mas ainda não compreendeu o modo de pensar por provavelmente ser apenas um homem e não o Deus Poderoso.

Imagino que naquele torre, viu o horizonte, e começou a se tremer de frio e de medo. Mas confiou, não que entenderia. Confiou que Deus faria algo, e lhe ajudaria a sobreviver a esse algo. Mesmo que faltasse tudo a justiça viria e ele a esperaria ali. Olhando para o horizonte. Confiando. Tendo fé. E com suas perguntas.

No mínimo curioso, mas bastante digno de se pensar. Fica a história para reviver sua imaginação durante a semana. Bom dia.


Gostou dá um like, comente abaixo ou no email: fiodarabiola@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário